CBM-110 - Ecossistemas Costeiros Marinhos

Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação em Ciências Biológicas (IB, FFCLRP e ESALQ) e Oceanografia (IO) da USP, sem pré-requisitos.

Objetivos:
Permitir ao aluno vivenciar de forma direta os processos envolvidos na din√Ęmica e na estrutura dos ecossistemas marinhos atrav√©s de atividades te√≥ricas e pr√°ticas desenvolvidas no laborat√≥rio e no campo.

Total de vagas oferecidas: 15

CBM-120 - Invertebrados Marinhos: Coleta e Identificação

Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação em Ciências Biológicas (IB, FFCLRP e ESALQ) e Oceanografia (IO) da USP.

Objetivos:
Reconhecimento dos grupos de invertebrados marinhos, através da coleta de exemplares no ambiente, exame dos mesmos em laboratório e identificação com auxílio de chaves e literatura especializada. Ênfase será dada à observação de material vivo, explorando aspectos de sua morfologia e biologia.

Total de vagas oferecidas: 15

CBM-130 - Ecossistemas marinhos

Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação do curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental, ministrado pelo Instituto de Geociências, do curso de Gestão Ambiental, ministrado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz" e do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental e Licenciatura em Ciências da Natureza, ministrados pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades.

Objetivos:
Contribuir na forma√ß√£o do aluno cuja √°rea de atua√ß√£o apresenta interface com as ci√™ncias biol√≥gicas no que se relaciona √† estrutura e √† din√Ęmica dos ecossistemas marinhos.

Total de vagas oferecidas: 16

CBM-140 - Introdu√ß√£o ao estudo do pl√Ęncton marinho

Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação em Ciências Biológicas (IB, FFCLRP e ESALQ).

Objetivos:
Propiciar ao aluno a familiariza√ß√£o com a diversidade planct√īnica marinha e os m√©todos de estudo do fitopl√Ęncton e do zoopl√Ęncton.

Total de vagas oferecidas: 8

CBM-150 - Amostragem em Ecologia Populacional

Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação em Ciências Biológicas (IB, FFCLRP e ESALQ) e Oceanografia (IO) da USP.

Objetivos:
V√°rios processos relacionados √† din√Ęmica populacional de plantas e animais s√£o em parte determinados por limitantes de ordem filogen√©tica. Caracter√≠sticas selecionadas ao longo da evolu√ß√£o, como a dimens√£o dos primeiros juvenis, a idade relativa da primeira matura√ß√£o, o potencial reprodutivo e a longevidade s√£o cruciais na determina√ß√£o do potencial de crescimento, dispers√£o e persist√™ncia de popula√ß√Ķes no ambiente natural.

Muitos estudos descrevem satisfatoriamente o ciclo de vida de esp√©cies, seja por sua import√Ęncia ecol√≥gica, comercial ou pelo interesse dos pesquisadores em determinados grupos, mas muito menos s√£o aqueles que integram esse conhecimento com abordagens quantitativas que permitam estimar taxas de coloniza√ß√£o de habitat, recrutamento juvenil, migra√ß√£o e mortalidade. Para todos esses par√Ęmetros √© necess√°rio delinear uma estrat√©gia de amostragem que permita a obten√ß√£o de estimativas de densidade adequadas, com alta precis√£o e vi√©s reduzido. O objetivo desta disciplina √© apresentar formalmente diferentes t√©cnicas de amostragem e demonstrar, na pr√°tica, o ganho em precis√£o e corre√ß√£o proporcionado atrav√©s da escolha de um procedimento superior. Pretende-se capacitar os estudantes para a execu√ß√£o de programas de amostragem espec√≠ficos para diferentes situa√ß√Ķes.

Total de vagas oferecidas: 16

CBM-160 - Efeitos das Variáveis Abióticas na Biota Marinha

Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação do IB/USP e para a graduação em Ciências da Natureza da EACH/USP, Ciências Biológicas da FFCLRP/USP e ESALQ, sem pré-requisitos.

Objetivos:
Ao t√©rmino da disciplina, os alunos dever√£o ser capazes de compreender os principais efeitos das vari√°veis abi√≥ticas em diferentes ambientes marinhos, com √™nfase na import√Ęncia dos processos f√≠sicos e qu√≠micos fundamentais em diversos aspectos da biologia dos oceanos, bem como o efeito de sua variabilidade. O curso dar√° aos alunos subs√≠dios para que tenham condi√ß√Ķes de planejar, executar e principalmente interpretar dados abi√≥ticos em campo.

Total de vagas oferecidas: 15

CBM0170 ‚Äď Introdu√ß√£o √† Biologia Marinha

Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação em Ciências Biológicas (IB, FFCLRP e ESALQ), Oceanografia (IO) e Gestão Ambiental da EACH da USP.

Objetivos:
O objetivo deste curso √© fornecer uma vis√£o interdisciplinar dos ecossistemas marinhos e uma introdu√ß√£o a quest√Ķes relevantes sobre seu funcionamento e conserva√ß√£o.

Total de vagas oferecidas: 8

CBM0180 ‚Äď Ecofisiologia Marinha: Diversidade no Tempo e Espa√ßo

Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação em Ciências Biológicas (IB, FFCLRP e ESALQ) e Oceanografia (IO)

Objetivos:
(I) Capacitar os discentes a pensarem a ecofisiologia marinha como uma ci√™ncia experimental e hist√≥rica a fim de que possam analisar criticamente conceitos fundamentais na √°rea; (II) estimular uma aprecia√ß√£o integrativa, transdisciplinar e multidimensional da diversidade fisiol√≥gica, das perspectivas evolutiva e ecol√≥gica √† uma progn√≥stica diante do clima em c√Ęmbio acelerado; e (III) familiarizar os alunos a um projeto de pesquisa em ecofisiologia marinha, do planejamento e an√°lise laboratorial √† discuss√£o dos achados.

Total de vagas oferecidas: 16

CBM0190 ‚Äď Conserva√ß√£o Marinha

Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação em Ciências Biológicas (IB, FFCLRP e ESALQ) e Oceanografia (IO)

Objetivos:
A disciplina tem como objetivos: 1) apresentar os principais conceitos sobre conserva√ß√£o marinha, 2) instrumentalizar os alunos com ferramentas b√°sicas de monitoramento e avalia√ß√£o de impactos no meio marinho e 3) fomentar o pensamento cr√≠tico necess√°rio para busca de solu√ß√Ķes √† crise enfrentada pelos ecossistemas marinhos frente a intensifica√ß√£o em impactos antr√≥picos locais e mudan√ßas globais.

Total de vagas oferecidas: 16

Disciplina de graduação interunidades 9200001 - Diversidade e evolução em invertebrados marinhos

Disciplina optativa oferecida para alunos de gradua√ß√£o em Ci√™ncias Biol√≥gicas do Instituto de Bioci√™ncias, com pr√©-requisitos ‚Äď Invertebrados I e II.

Objetivo:
Propiciar ao aluno a familiarização com a diversidade dos grandes grupos de animais marinhos, explorando aspectos de sua evolução relacionados  á morfologia e biologia.

Total de vagas oferecidas: 10