Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação em Ciências Biológicas (IB, FFCLRP e ESALQ) e Oceanografia (IO)

Objetivos:
(I) Capacitar os discentes a pensarem a ecofisiologia marinha como uma ciência experimental e histórica a fim de que possam analisar criticamente conceitos fundamentais na área; (II) estimular uma apreciação integrativa, transdisciplinar e multidimensional da diversidade fisiológica, das perspectivas evolutiva e ecológica à uma prognóstica diante do clima em câmbio acelerado; e (III) familiarizar os alunos a um projeto de pesquisa em ecofisiologia marinha, do planejamento e análise laboratorial à discussão dos achados.

Total de vagas oferecidas: 16

As despesas com transporte, estadia e refeições ficarão por conta do aluno.

Docente Responsável:
Samuel Coelho de Faria

Programa Resumido

1. Princípios e conceitos fundamentais em ecofisiologia e fisiologia comparativa/evolutiva em organismos marinhos;
  2. Evolução fisiológica e diversificação de habitats;
  3. Padrões comparativos e filogenéticos da homeostase sistêmica e celular em animais marinhos;
  4. Ecofisiologia das mudanças climáticas, susceptibilidade e saúde em ambientes marinhos;
  5. Planejamento e execução de um projeto ecofisiológico e experimental em crustáceos e corais

Avaliação
Uma prova escrita sobre o conteúdo das aulas teóricas, um exercício teórico-prático (ETP) acerca dos experimentos laboratoriais, um seminário em grupo, e participação e envolvimento na disciplina.
Critério: Prova escrita (30%); Exercício teórico-prático (30%); Seminário (30%); Participação e envolvimento (10%).

Norma de Recuperação:
Não haverá recuperação

As matrículas podem ser feitas diretamente pelo Sistema Jupiter. Em caso de dúvida, entre em contato com a Seção de Graduação da sua Unidade.