O Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) é um instituto especializado da Universidade de São Paulo, dedicado exclusivamente ao estudo da Biologia Marinha.

Com instala√ß√Ķes √† beira-mar, oferece infraestrutura adequada (laborat√≥rios com √°gua do mar corrente, tanques para manuten√ß√£o de organismos vivos, salas de aula, refeit√≥rio, biblioteca especializada, alojamento e audit√≥rio) para o desenvolvimento de diversos projetos de pesquisa e cursos e disciplinas de n√≠vel superior e de extens√£o universit√°ria.

Atende a demandas de pesquisadores e docentes de seu próprio quadro, de outras unidades da USP, e também de outras universidades (estaduais, federais ou particulares) e de diversos institutos de pesquisa.

O CEBIMar tem por finalidades:

I - desenvolver e promover o conhecimento da biologia marinha, e dos seus campos interdisciplinares, através do ensino e da pesquisa;

II - divulgar os resultados obtidos por meio de palestras, cursos, semin√°rios, interc√Ęmbio, est√°gios, exposi√ß√Ķes e publica√ß√Ķes;

III - promover cursos de Extensão Universitária, de Pós-Graduação nos níveis de Mestrado e Doutorado e ministrar disciplinas optativas, em nível de graduação;

IV - prestar serviços à Comunidade nas áreas de sua atuação.

Laborat√≥riosIncorporado √† USP em 1962, o Centro conta com a infraestrutura da Universidade para manter e administrar suas instala√ß√Ķes, que s√£o utilizadas no desenvolvimento de projetos de pesquisa e de cursos e disciplinas, n√£o s√≥ da pr√≥pria USP, mas tamb√©m de outras institui√ß√Ķes de ensino superior.

O compromisso de colaborar com a preserva√ß√£o ambiental √© mantido com a conserva√ß√£o de parte da √Ārea de Relevante Interesse Ecol√≥gico de S√£o Sebasti√£o (ARIE de S√£o Sebasti√£o),¬†na qual est√° instalado e tamb√©m por meio das atividades de¬†extens√£o universit√°ria, que levam √† comunidade conhecimentos e informa√ß√Ķes na √°rea de Biologia Marinha.