• Peixes recifais brasileiros são resilientes a mudanças no clima e ao declínio dos corais

    Peixes recifais brasileiros são resilientes a mudanças no clima e ao declínio dos corais "Os pesquisadores ressalvam, porém, que as análises foram feitas apenas emcomputador e os corais não foram removidos experimentalmente para identificaroutros efeitos sistêmicos. Não se sabe, por exemplo, quais impactos em cascatapodem ocorrer com a retirada de espécies do ecossistema ou se a sobrepesca jáafetou as funções ecológicas dos peixes recifais." (Folha de São Paulo, 13 jan. 2023)
  • Provável surto de prurido de roupas de banho ("seabather's eruption") atinge o litoral norte de SP

    Provável surto de prurido de roupas de banho ("seabather's eruption") atinge o litoral norte de SP O prurido (coceira) das roupas de banho surge quando pequenos animais (larvas da água-viva Linuche unguiculata, principalmente) ficam presos debaixo dos tecidos das roupas de banho após os banhos de mar.
  • Entenda o que é a irritação na pele diagnosticada emcrianças após visita ao litoral de SP

    "Causado por larva de água-viva, prurido do traje de banho é caracterizado porbolinhas vermelhas e coceira." (Folha de São Paulo, 28 nov. 2022)
  • Estudo analisa projetos de monitoramento dos ecossistemas marinhos e costeiros brasileiros

    Estudo analisa projetos de monitoramento dos ecossistemas marinhos e costeiros brasileiros Questões ecológicas importantes como a compreensão de grandes mudanças na composição dos ecossistemas dependem de monitoramentos em longo prazo. Até 2030, estaremos na Década do Oceano. E como anda nosso entendimento sobre as mudanças em nossos ambientes costeiros e marinhos? Ainda não temos todas as respostas. Para começarmos a entender grandes processos, precisamos saber como estes ecossistemas têm sido estudados. Muitos pesquisadores têm acompanhado os habitats costeiros e marinhos ao longo da costa brasileira, mas em 2019 foi a primeira vez que houve uma reunião para avaliar o estado atual dos monitoramentos destes ecossistemas.
  • O fitoplâncton e as trocas gasosas entre o oceano e a atmosfera no Atlântico Sul

    O fitoplâncton e as trocas gasosas entre o oceano e a atmosfera no Atlântico Sul O dióxido de carbono (CO2) é um gás presente na atmosfera e colabora com o efeito estufa, que aquece nosso planeta, tornando-o um lugar com temperaturas favoráveis à manutenção da vida. O desenvolvimento humano tem gerado maiores concentrações desse gás na atmosfera, que agora são relacionadas ao aquecimento excessivo da Terra, trazendo consequências prejudiciais para os ecossistemas e organismos que neles habitam. Os oceanos podem absorver boa parte deste gás, já que é um dos ingredientes para a fotossíntese do fitoplâncton. Porém, os oceanos são bastante heterogêneos, tanto em temperatura e salinidade, que afetam a fotossíntese, como em espécies de fitoplâncton. Assim, é importante estudar a relação entre as características de um ambiente marinho e os diferentes organismos do fitoplâncton[…]
  • Novo diretor ressalta o papel integrador do Cebimar na Década dos Oceanos

    Novo diretor ressalta o papel integrador do Cebimar na Década dos Oceanos "A cerimônia de posse de André Carrara Morandini e Áurea Maria Ciotti, diretor e vice-diretora do Centro de Biologia Marinha da USP, foi realizada no dia 18 de agosto" '“O Cebimar é uma unidade única da USP, não só pelo seu tamanho, mas também pela localização e missão. Somos, em essência, um centro integrador onde pesquisadores, professores e alunos – da casa e de outras unidades da USP – compartilham experiências e atividades que culminam no compartilhamento de conhecimento da biologia marinha voltado para a sociedade”, explicou o novo diretor em seu discurso de posse.' (Jornal da USP, 22 ago. 2022)
  • Prefeitura de Caraguatatuba recebe educador do CEBIMar para realizar palestra em escola pública municipal

    Prefeitura de Caraguatatuba recebe educador do CEBIMar para realizar palestra em escola pública municipal "Alunos do 6º ano da escola municipal Maria Moraes de Oliveira receberam, na última quarta-feira (17), o biólogo e educador do Centro de Biologia Marinha (Cebimar) do Litoral Norte, Luciano Douglas dos Santos Abel, para um palestra sobre a diversidade de vida dos oceanos." (Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, 18 ago 2022)
  • As graves consequências ambientais e econômicas da mineração marinha como alternativa para obtenção de um fertilizante

    "A redução de oferta e encarecimento dos fertilizantes, como consequência da desindustrialização, fechamento das plantas de produção nacionais e da guerra entre Rússia e Ucrânia, têm comprometido a agricultura brasileira e mundial, podendo ser catastrófica para a alimentação global. Entretanto, pressionado para reduzir a dependência do Brasil, setores do governo e empresas apresentaram como sugestão a mineração marinha em grande escala, tendo como alvo extensos recifes de rodolitos da plataforma continental brasileira para uso como matéria-prima na produção de fertilizantes." (Jornal da USP, 03 ago 2022)