• Corais-sol demonstram alta capacidade de regeneração em área protegida de Alcatrazes

    Corais-sol demonstram alta capacidade de regeneração em área protegida de Alcatrazes Duas espécies de corais exóticos invasores, Tubastraea coccinea e Tubastraea tagusensis, popularmente conhecidos como corais-sol, se espalharam por vários pontos entre Ceará e Santa Catarina desde sua introdução acidental na década de 1980. Originárias do oceano Indo-Pacífico, essas espécies provavelmente chegaram ao Brasil aderidas a estruturas metálicas de plataformas de petróleo, deslocadas entre bacias petrolíferas. Diversas características biológicas e ecológicas dos corais-sol contribuem para seu potencial invasor, representando uma séria ameaça à biodiversidade marinha. Esses corais invasores também estão presentes em Unidades de Conservação, como o Refúgio da Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, uma área federal protegida, situada no litoral norte de São Paulo. Desde 2013, o arquipélago recebe ações contínuas de manejo para controle das populações de Tubastraea,[…]
  • Centro TAMAR e NGI Grandes Ilhas Oceânicas promovem expedição a Cadeia de Montanhas pouco conhecidas no Brasil

    Centro TAMAR e NGI Grandes Ilhas Oceânicas promovem expedição a Cadeia de Montanhas pouco conhecidas no Brasil O ICMBio e parceiros estarão explorando riquezas de um dos lugares mais afastados e longínquos da costa brasileira: o Arquipélago de Martim Vaz e do Monte Colúmbia, além do Monumento Natural das Ilhas de Trindade, todos localizados no Espírito Santo, a 1.200 km da costa. (Fonte: Gov.br - ICMBIO - 17/06/2025).
  • Etecs são reconhecidas com selo ‘Escola Azul’ por projetos ambientais

    Etecs são reconhecidas com selo ‘Escola Azul’ por projetos ambientais Criado em Portugal, o conceito Escola Azul visa trabalhar o tema “oceano” de forma transversal no currículo escolar, desenvolvendo o pensamento crítico e criativo, a fim de engajar ativamente a comunidade escolar na cultura oceânica. (Fonte: Centro Paula Souza - 06/06/2025).
  • São Sebastião é o primeiro município da Região Sudeste a integrar 100% da sua rede de ensino ao Programa Escola Azul

    São Sebastião é o primeiro município da Região Sudeste a integrar 100% da sua rede de ensino ao Programa Escola Azul São Sebastião acaba de conquistar um marco inédito e tornou-se o primeiro município da Região Sudeste a incluir 100% de sua rede municipal de ensino no Programa Escola Azul – uma iniciativa de alcance nacional que convida todas as escolas, próximas ou distantes do mar, a desenvolverem a cultura oceânica de forma transversal e interdisciplinar em suas práticas pedagógicas. (Por: Notícias - Fonte: Prefeitura de São Sebastião - 04/06/2025).
  • São Sebastião comemora a Semana Mundial do Meio Ambiente com programação especial

    São Sebastião comemora a Semana Mundial do Meio Ambiente com programação especial Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente , realiza durante toda semana, diversas ações e atividades socioambientais no município, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental além de promover ações sustentáveis no município. (Fonte: Radar Litoral - 29/05/2025).
  • VÍDEO: Cardume com mais de 70 tubarões é avistado no arquipélago de Alcatrazes no litoral de SP

    VÍDEO: Cardume com mais de 70 tubarões é avistado no arquipélago de Alcatrazes no litoral de SP Um grupo de pesquisadores e agentes de preservação avistaram mais de 70 tubarões, nesta semana, durante uma expedição no arquipélago de Alcatrazes, uma unidade de conservação marinha que fica a 40 quilômetros da costa no Litoral Norte de São Paulo. (Fonte: g1 Vale do Paraíba e Região - 23/05/2025).
  • Sexta Edição do Prêmio Prof. Sérgio de Almeida Rodrigues

    Sexta Edição do Prêmio Prof. Sérgio de Almeida Rodrigues Edital 2025 O Centro de Biologia Marinha (CEBIMar), por decisão de seu Conselho Deliberativo, abre as inscrições para a 6ª edição do Prêmio Prof. Sérgio de Almeida Rodrigues, com o objetivo de reconhecer contribuições de grande qualidade realizadas no CEBIMar. O prêmio é destinado ao melhor trabalho publicado em qualquer área relacionada à Biologia Marinha que tenha sido desenvolvido formalmente como projeto de pós-graduação no CEBIMar. Serão considerados elegíveis os trabalhos que foram publicados nos dois anos anteriores à abertura da respectiva edição. A homologação das inscrições e da premiação final caberá ao Conselho Deliberativo do CEBIMar, que também indicará uma comissão avaliadora composta por três membros que não poderão ter relação com os trabalhos inscritos, e que realizará a[…]
  • Veja quais locais do litoral de SP são habitados por tubarões.

    Veja quais locais do litoral de SP são habitados por tubarões. Segundo Hudson Tercio Pinheiro, do Centro de Biologia Marinha da USP, o aumento do aparecimento e ataques de tubarões é consequência direta da degradação do meio ambiente, e estudos já mostram que lugares com menos políticas de conservação registram mais ataques. (Fonte: Gazeta de São Paulo - 24/04/2025)