• Simpósio de Biologia Marinha

    "Simpósio Com muito entusiasmo, comunicamos a edição de mais um Simpósio de Biologia Marinha, evento que tradicionalmente acontece no Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar/USP) 

    Clique para mais informações

 
  • Quinta Edição do Prêmio Prof. Sérgio de Almeida Rodrigues

    Prêmio Sérgio de Almeida Rodrigues O Centro de Biologia Marinha tem a satisfação de anunciar a vencedora da quinta edição do Prêmio Prof. Sérgio de Almeida Rodrigues.

    Clique para mais informações

  • Diagnóstico fechado: prosperidade do Brasil depende de um oceano saudável

    "“A prosperidade e a soberania do país e o bem-estar do povo brasileiro dependem direta e indiretamente do oceano e dos benefícios que ele provê”, escrevem os autores, no Sumário para Tomadores de Decisão (STD), um resumo em linguagem simplificada dos principais achados e recomendações do diagnóstico. Esses benefícios incluem o fornecimento de alimento, água, energia, recursos minerais e biotecnológicos, proteção da linha de costa e regulação dos padrões climáticos — que controlam o regime de chuvas e dão sustentação à produção agrícola nacional, entre outras coisas fundamentais." (Jornal da USP, 27/11/2023)
  • Estudo aponta declínio global de tubarões em ecossistemas recifais - BIOTA +20

    Estudo aponta declínio global de tubarões em ecossistemas recifais - BIOTA +20 "Brasil apresenta dois cenários para preservação de tubarões recifais: preservados, em ilhas oceânicas, e degradados, no litoral. Na imagem o tubarão-limão (Negaprion brevirostris), no Atol das Rocas (RN)." Foto: Hudson Pinheiro (pesquisador colaborador do CEBIMar/USP - Biota Fapesp 25/10/2023).
  • Uma bolacha para dois: o papel das bolachas-do-mar na vida amorosa dos caranguejos-ervilha

    Em ambientes marinhos, algumas populações de organismos se distribuem de forma desigual, ocupando habitats fragmentados conhecidos como manchas de habitat. Estes locais oferecem recursos essenciais, como comida e abrigo, levando os indivíduos a se agruparem e formarem populações locais. Em uma escala maior, essas populações mantêm uma estrutura consistente ao longo do tempo, graças à dispersão de indivíduos que possibilitam a conexão entre as diversas manchas habitadas. A conexão entre as manchas pode diminuir a competição entre os indivíduos de manchas mais populosas e prevenir que a densidade populacional caia a níveis críticos em populações periféricas.
  • Concurso público para Professor Titular, no CEBIMar/USP. área de conhecimento “Biologia Marinha"

    Concurso público de títulos e provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Titular, referência MS-6, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), junto à Divisão de Ensino e Pesquisa do CEBIMar/USP, na área de conhecimento “Biologia Marinha”: abertura de inscrições  
  • Espécie de tubarão ameaçada de extinção pode estar se recuperando no Nordeste

    "Segundo Ana Laura Tribst Corrêa, autora do estudo e atualmente pesquisadora de projeto vinculado ao CEBIMar-USP, esse aumento pode ter uma origem multifatorial. “Um dos motivos pode ter sido a proibição de um tipo específico de pesca, que consiste na remoção das nadadeiras do tubarão-limão e posterior devolução da carcaça do animal para o mar”, explica." (Revista Galileu, 13/10/2023)
  • Repórter Canção Nova faz uma viagem ao fundo do mar

    "Veja informações sobre atividades do Projeto Coral Vivo, desenvolvido no CEBIMar. No projeto, são feitas simulações das mudanças climáticas. Aos 36 minutos do vídeo." (Youtube, Canção Nova Play, 11 Set. 2023)