• Concurso público para Professor Doutor, no CEBIMar/USP. área de conhecimento “Conservação Marinha"

    Convocação dos candidatos ao concurso público de títulos e provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor, referência MS-3, Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), junto à Divisão de Ensino e Pesquisa do CEBIMar/USP, na área de conhecimento “Conservação Marinha”.  
  • Referência em conservação marinha, Fernando de Noronha também sofre com a poluição por plástico

    O arquipélago de Fernando de Noronha é considerado um orgulho nacional. Em qualquer roda de conversa, dentro ou fora do Brasil, seu modelo de preservação natural é classificado por pesquisadores e especialistas como uma referência entre os principais santuários ecológicos do planeta. Localizado no litoral de Pernambuco, o território abriga mais de 500 espécies marinhas, algumas delas em risco de extinção, mas nem por isso suas águas estão livres das ameaças provocadas pela poluição. (Planeta - 07/03/2024)
  • Concurso público de títulos e provas para concessão do título de Livre Docente

    Inscrições para o concurso público de títulos e provas para concessão do título de Livre Docente junto a Divisão de Ensino e Pesquisa, na área de conhecimento “Ecologia e conservação de ambientes recifais”. De 07/03/2024 a 28/03/2024.   Edital 002/2024: Abertura das inscrições. Publicado no DOESP, em 06/03/2024.  
  • O que são as gramas marinhas e qual sua importância para os oceanos?

    Neste 1º de março, Dia Mundial das Gramas Marinhas, conheça mais sobre essa vegetação aquática tão necessária ao meio ambiente. (POR REDAÇÃO NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL PUBLICADO 29 DE FEV. DE 2024 14:28 BRT).
  • VÍDEO: Novo ecossistema marinho com recife de até 60 metros de altura é descoberto na costa do ES

    Batizadas de “Colinas Coralinas” devido ao seu formato de monte, as estruturas possuem um ambiente exclusivo que não pode ser encontrado em outra região do planeta e ficam em Trindade, arquipélago mais distante do litoral brasileiro. Por Viviann Barcelos, g1 ES 24/02/2024
  • Ministra da Amazônia, ou do Meio Ambiente e Mudança do Clima?

    O último avanço na agenda ambiental marinha ocorreu no governo de Michel Temer, de 2016 a 2019. Depois, de 2019 a 2022, essa agenda ficou parada. Nesse período, órgãos como o Ibama e o ICMBio enfrentaram desmoralizações públicas e sofreram com cortes de verbas e de pessoal. Nos últimos cinco anos, considerados os piores para o meio ambiente global devido ao aquecimento fora de controle, os eventos extremos que castigam o litoral, e à perda de biodiversidade, o Brasil ficou parado. Tudo o que aconteceu foi o descontrole sobre a Amazônia, a maior floresta úmida do mundo. Em 1º de janeiro de 2023, começou o governo Lula 3, com Marina Silva no ministério, gerando expectativas de progresso. No entanto, entrando no segundo ano desse governo, a agenda[…]