Docente responsável: Prof. Dr. Augusto Alberto Valero Flores

Programa: Biologia Comparada – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo

Resumo: Na construção de modelos teóricos relacionados à ecológica populacional de invertebrados marinhos meroplanctônicos, é assumido que a pressão seletiva atua de modo a maximizar o recrutamento juvenil com um gasto energético parental mínimo. Ao longo do curso, pretende-se que os estudantes entendam as diferentes estratégias reprodutivas que ocorrem em invertebrados marinhos e identifiquem prováveis mecanismos através dos quais foram selecionadas. Para tal, os alunos completarão um módulo teórico sobre o ciclo de vida de uma variedade de invertebrados marinhos, assim como uma revisão sobre os aspectos morfológicos, comportamentais e fisiológicos que influenciam diretamente parâmetros chave da biologia desses organismos, tais como susceptibilidade à predação e depleção de recursos energéticos, potencial de dispersão e reconhecimento de locais de assentamento. Numa  segunda fase, os alunos executarão um programa breve de amostragem do plâncton costeiro, que permitirá uma demonstração de processos adaptativos chave que ocorrem de acordo com a variação nictemeral e mareal. Finalmente, os alunos utilizarão os dados obtidos para produzir um  relatório de atividades e realizar uma breve exposição oral, após a qual será aberta uma discussão para debater os processos em questão.

Mais informações: https://uspdigital.usp.br/janus/componente/catalogoDisciplinasInicial.jsf?action=3&sgldis=5925860