Ações Educativas

Programa de Ações Educativas

Natal – RN (2010)

A exposição “Vida, Mar e Muita História pra Contar” participou da 62a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), como parte integrante do stand do CNPq na Feira de Ciência e Tecnologia, do Ministério de Ciência e Tecnologia, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), de 25 a 30 de julho de 2010.

Nesta edição, a exposição também ofereceu atividades interativas e educativas. Além da mostra de painéis, o público geral e estudantil teve contato com amostras de fósseis, caixas táteis e jogos interativos para várias faixas etárias.

Segundo dados da SBPC, cerca de 6000 pessoas/dia circularam pela Feira de Ciência e Tecnologia.

Tivemos o prazer de receber um público amplo, diversificado e muito participativo!

Veja fotos da Ação Educativa realizada durante a mostra na UFRN em Natal, RN!

S. Sebastião – SP (2008)

Durante sua fase de inauguração, de 21 de setembro a 30 de novembro de 2008, no município de São Sebastião – SP, sede do CEBIMar-USP, a exposição “Vida, Mar e Muita História pra Contar” ofereceu, além da mostra de painéis e objetos, um conjunto de atividades interativas e educativas.

Monitores voluntários, previamente selecionados, participaram de um treinamento para recepção do público em geral e do público estudantil. O treinamento consistiu em aulas teóricas, oficinas e simulações a respeito do conteúdo científico e das práticas pedagógicas abordados na exposição.

O público estudantil foi recebido em horários exclusivos, com visitas previamente agendadas. Nós desenvolvemos roteiros e atividades específicas para cada etapa de ensino, adaptando-os a cada grupo de alunos de acordo com o seu perfil e interesse do educador responsável pelo grupo. Este tratamento especial pôde ser oferecido a 11 escolas, de Educação Infantil a Ensino Superior, e contou com a participação total de 238 alunos e 21 educadores. As escolas participantes vieram de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba e São Paulo.

Tanto os visitantes em geral quanto o público estudantil puderam apreciar as esculturas do artista plástico Bahamondes, observar amostras de fósseis e peixes diafanizados e tocar peças curiosas da anatomia de organismos marinhos como: vértebra de baleia azul e golfinho, plastrão de tartaruga, ovos de raia, carapaça de ouriço-do-mar, conchas gigantes de búzios e cracas. Todos puderam participar das atividades interativas: jogos de tabuleiro, desenhos, quebra-cabeças e caixas táteis. Os tanques para observação e toque de organismos marinhos vivos foram destinados exclusivamente ao público estudantil. O prédio da Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião (SECTUR) foi escolhido como local sede da exposição devido à facilidade de acesso à população, mas é patrimônio histórico e não pôde abrigar aquários permanentes. A cada visita de grupo estudantil, os técnicos do CEBIMar-USP coletavam os organismos marinhos e os transportavam em tanques com água do mar, até a SECTUR. Ao término da visitação, os tanques eram levados de volta ao CEBIMar-USP e os animais devolvidos ao mar.

Acompanhe uma coleta de organismos marinhos, sua participação em uma ação educativa e sua devolução ao mar! Veja vídeos e fotos das atividades interativas:

Veja fotos e vídeos da Ação Educativa realizada durante a mostra na SECTUR em São Sebastião, SP!