Os boletins semestrais aqui apresentados são provenientes dos dados abióticos do projeto Mar de Alcatrazes, a fim de entender como os fatores físicos influenciam na distribuição da biodiversidade e na transparência da água do mar. As coletas de dados, o processamento e a posterior elaboração do boletim foram realizadas pela equipe do Laboratório Aquarela – CEBIMar/USP. Esses dados são obtidos por meio de sensores do tipo TidbiT, que medem a temperatura da água do mar a cada 10 minutos, e foram distribuídos em 6 poitas (pontos), conforme figura 01, no entorno da face abrigada da ilha principal do arquipélago de Alcatrazes. Cada poita possui diferentes quantidades de sensores instalados, variando de 4 a 5 unidades, situados a profundidades variando entre 3 e 25 metros. Adicionalmente, são fornecidos registros de ventos aferidos pelo anemômetro da plataforma "MuitoBonsVentos". Esporadicamente também são inseridos/fornecidos dados de transparência da água do mar, coletados in situ com disco de Secchi, e diagrama TS contendo informações de temperatura e salinidade, obtidos através de medições com CTD (Conductivity, Temperature, and Depth).

O “Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta)” é uma rede integrada de plataformas flutuantes ou fixas, dotadas de instrumentos e sensores, com funcionamento autônomo e capacidade de coletar regularmente variáveis oceanográficas e meteorológicas, transmitindo-as para uma central de processamento na FURG e, imediatamente disponibilizando gratuitamente os dados processados ao público alvo. O CEBIMar integra o projeto, mantendo uma boia na Praia do Segredo.

 A "Estação Meteorológica do CEBIMar/USP - São Sebastião (Estação Davis)" está instalada na Ponta do Baleeiro, Praia do Segredo, São Sebastião, SP (coordenadas 23º49'25 S - 45º25'18 W, a 18 m de altitude).