CEBIMar abre suas portas para visitação pública

À partir de hoje, 30 de dezembro, estão abertas as inscrições para visitação ao CEBIMar para o mês de janeiro.

Leia mais...

Paisagens Sonoras Subaquáticas e Coros de Peixes

Imagem da notícia

Quando pensamos em um ambiente natural, normalmente o fazemos por meio de imagens — florestas, rios, montanhas. Mas a percepção de um lugar vai muito além do que vemos. Uma paisagem não estaria completa sem o cheiro da vegetação, a sensação do vento e, sobretudo, os sons que a compõem. Essa dimensão sonora, formada por elementos biológicos, geofísicos e humanos, é chamada de paisagem sonoraAo fecharmos os olhos e deixarmos o ouvido dominar a experiência, percebemos uma riqueza de sons surpreendente. Em ambientes naturais, essa diversidade acústica é mais intensa e reveladora.

Leia mais...

Comunicado Comissão Eleitoral CEBIMar nº 04/2025

A Comissão Eleitoral para a escolha de Diretor(a) e Vice-Diretor(a) do CEBIMar - 2026-2030, comunica que a eleição foi realizada no dia 11/11/2025, das 9h às 16h38min, por meio do Sistema Vote USP e apresenta o resultado abaixo:
Contagem eletrônica dos votos:

Leia mais...

Espécies únicas e visual incrível: ilhas oceânicas isoladas no Atlântico são oásis de biodiversidade

Imagem da notícia

Em um esforço histórico, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Centro de Biologia Marinha da USP (Cebimar), da UFRJ, da Universidade Técnica da Dinamarca e da Academia de Ciências da Califórnia reuniram dados genéticos, biológicos e geográficos de 182 espécies de peixes de recifes distribuídos por ilhas isoladas no Atlântico para reconstruir sua história genética e natural. (Fonte: Revista FORUM - 14/11/2025).

Leia mais...

História evolutiva de peixes é revelada em "laboratório natural" no Atlântico

Imagem da notícia

Como ilhas oceânicas isoladas abrigam grupo de espécies com características biológicas e geográficas iguais, incluindo 46 espécies que não existem em nenhum outro lugar do planeta. (Fonte: Jornal da USP - 10/11/2025).

Leia mais...

Curso de extensão universitária - Tópicos de Biologia Marinha

Curso de extensão para biólogos
Período de realização: 26 de janeiro a 06 de fevereiro de 2026.
Inscrições para seleção: 03 a 28 de novembro de 2025.
Chamada e matrícula: início em 08 de dezembro de 2025
Dirigido a graduados e graduandos em Ciências Biológicas, que desejem complementar seus conhecimentos na área da biologia marinha.

Leia mais...

Curso de extensão universitária - Biologia Marinha Básica

Curso de extensão para não biólogos
Período de realização: 23 de fevereiro a 03 de março de 2026.
Inscrições para seleção: 03 a 28 de novembro de 2025.
Chamada e matrícula: início em 08 de dezembro de 2025.
Dirigido a graduados e graduandos em qualquer área do conhecimento, exceto no curso de Ciências Biológicas.

Leia mais...

Comunicado Comissão Eleitoral CEBIMar nº 03/2025

A Comissão Eleitoral para a escolha de Diretor(a) e Vice-Diretor(a) do CEBIMar - 2026-2030 informa que se encerrou o terceiro período para inscrição na eleição e não houve mais nenhuma chapa inscrita.

Com isso, comunicamos a homologação da inscrição da chapa composta pelos Professores Doutores Marcos Domingos Siqueira Tavares, candidato a Diretor e Augusto Alberto Valero Flores, candidato a Vice-Diretor, e divulgamos o Plano de Gestão e o seguinte calendário eleitoral:

Leia mais...

Vencedora da 6ª edição do Prêmio Prof. Sérgio de Almeida Rodrigues

O Centro de Biologia Marinha tem a satisfação de anunciar a vencedora da sexta edição do Prêmio ProfSérgio de Almeida Rodrigues.

A Comissão Avaliadora, composta pelos Professores Doutores Sónia Cristina da Silva Andrade, Leandro Manzoni Vieira e Lucília Souza Miranda, considerou como vencedora a contribuição: Abundance and active patch selection modulate reproductive connectivity and fitness of pea crabs living on sand dollars", da candidata Juliana de Andrade Souza.

O CEBIMar parabeniza a vencedora e agradece a todos que participaram desta edição do Prêmio.

Diretoria

Leia mais...

460 milhões de anos de história revelam resiliência em corais de águas profundas

Imagem da notícia

Um estudo internacional com participação de pesquisadores do Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da USP reconstruiu a árvore genealógica dos corais verdadeiros – espécies da ordem Scleractinia. Os mais completos resultados já obtidos revelam que os organismos sobreviveram a diversos eventos de extinção em massa desde o surgimento do seu ancestral comum, há cerca de 460 milhões de anos. (Jornal da USP - 22/10/2025).

Leia mais...