CEBIMar/USP - Equipamentos

Equipamentos

Gerador de energia elétricaGerador de Energia Elétrica
Gerador MWM/6 10TCA, com quadro de comando automático, capacidade 500 A, instalado em uma cabine de alvenaria, suprindo toda a rede elétrica do CEBIMar em caso de queda de enérgia elétrica. Esse equipamento soluciona os problemas causados com as freqüentes interrupções no fornecimento de energia elétrica, o que poderia prejudicar experimentos e andamento de atividades didáticas.

Sistema de captação de água do marSistema de Captação e Distribuição de Água do Mar
Construído na Ponta do Jarobá, com o compartimento de decantação formado por anéis de concreto armado com diâmetro  de 2,0m, perfurados lateralmente, ancorado no costão e fixado por vigas de concreto, tornando a estrutura capaz de suportar a força do mar. A partir do compartimento de decantação e captação da água do mar, a canalização segue até a casa das bombas, envelopada em concreto e suportada por vigas de concreto armado.

Reservatório de água do marReservatório de Água do Mar
Reservatório de água do mar, com capacidade de 30.000 litros, para abastecer os laboratórios, suprindo adequadamente a crescente demanda de água do mar corrente. 

Filtro de água potávelFiltro Central de Água Potável
Equipamento que melhora a qualidade da água fornecida ao CEBIMar, freqüentemente com excesso de materiais particulados (areia, silte, material orgânico) e cloro. Todas as instalações do CEBIMar (refeitório, restaurante, alojamento e laboratórios) estão supridas atualmente com água filtrada.

 

 

Bóia oceanográficaEstação meteorológica

Estação Oceanográfica/Meteorológica Automática
O registro de parâmetros ambientais (atmosféricos e marinhos) é essencial a praticamente todas as pesquisas desenvolvidas no CEBIMar. A bóia ocenográfica e a estação meteorológica, instaladas na entrada da baía do Segredo, possuem sensores de temperatura e condutividade (salinidade) da água do mar, turbidez, radiação fotossinteticamente ativa, velocidade e direção da corrente, que ficam dipostos em dois níveis: superfície e 3 metros de profundidade.

Os dados (temperatura e salinidade da água do mar, temperatura e umidade relativa do ar, e pressão barométrica) são coletados e registrados em planilhas eletrônicas, formando séries históricas importantes (desde 1979).

Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews