CEBIMar/USP - I Workshop Biota/Fapesp Araçá - 2012

I Workshop Biota/Fapesp Araçá - 2012

Durante o período de 01 a 05 de julho de 2012, foi realizado no CEBIMar/USP reunião para tomada de decisões sobre o projeto temático “Biodiversidade e Funcionamento de um Ecossistema Costeiro Subtropical: Subsídios para Gestão Integrada”, que tem como foco a baía do Araçá e financiamento da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Os principais objetivos desta reunião foram integração da equipe, com relação às estratégias das diferentes áreas do conhecimento, e sua capacitação para integração dos resultados durante o desenvolvimento do projeto, isto é, a realização de amostragens conjuntas, relativas às propostas do projeto, como biodiversidade, funcionamento/modelagem ecológica-econômica e planejamento espacial. Neste contexto, a reunião culminou na construção de um diagrama integrando cronológica e espacialmente as atividades de pesquisa.

O projeto tem como objetivo realizar uma pesquisa efetivamente integrada e orientada para compreender como uma região costeira funciona em termos sistêmicos, considerando processos físicos, biológicos e sociais, como circulação, transporte de sedimentos, interações tróficas, fluxos de matéria e energia, produção e dinâmica pesqueira, entre outros temas igualmente importantes. Adicionalmente, o estudo irá caracterizar os serviços ambientais prestados pelo ambiente em questão, incluindo os econômicos e os não econômicos, bem como os diretos e indiretos, com destaque para aqueles derivados da biodiversidade marinha, e avaliar a importância socioeconômica da baía. A obtenção e a análise desses dados de forma simultânea, por tipo de habitat, permitirá investigar essa região sob uma ótica integrada, ou seja, as questões relacionadas com o estado atual da área e sua importância ecológica, social, econômica e política, abrindo diálogo entre ciência e tomadores de decisão. Por fim, pretende elaborar propostas de ação visando à sustentabilidade da região.

Essa abordagem de estudo, utilizando a baía do Araçá como modelo, traz uma oportunidade concreta para fomentar diálogos sobre um novo paradigma de desenvolvimento para boa parte da costa brasileira: conciliar a conservação da biodiversidade e os diferentes tipos de uso de ambientes costeiros.

Leia matéria sobre o Workshop no Jornal Imprensa Livre.

Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews