CEBIMar/USP - CBM-140 - Introdução ao estudo do plâncton marinho

CBM-140 - Introdução ao estudo do plâncton marinho

Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação em Ciências Biológicas (IB, FFCLRP e ESALQ).

Objetivos:
Propiciar ao aluno a familiarização com a diversidade planctônica marinha e os métodos de estudo do fitoplâncton e do zooplâncton.

Unidade de oferecimento / disciplina requisito / crédito / semestre ideal / nº de vagas:
Ciências Biológicas (IB)/ BIZ0210 / 8 /  BIZ0211 / 8 / 2 vagas
Ciências Biológicas (FFCLRP) 5920222 / 8 / 5920229 / 8 / 2 vagas
Ciências Biológicas (ESALQ) LEF0170 / 4 / LEF0200 / 4 / 2 vagas

Total de vagas oferecidas: 6

As despesas de estadia e refeições ficarão por conta do aluno:

Docentes Responsáveis:
Alvaro Esteves Migotto
Tagea Kristina Simon Björnberg

Programa Resumido:
Introdução à identificação do plâncton marinho; características diagnósticas dos principais grupos de planctontes marinhos – fitoplâncton, zooplâncton; meroplâncton e holoplâncton; métodos de coleta e fixação; técnicas de amostragem; métodos diretos e indiretos de estudo de plâncton; técnicas de fixação e observação de planctontes; preparação de lâminas não permanentes para exame de estruturas morfológicas; introdução ao estudo sistemático dos copépodes planctônicos (Crustacea).

Avaliação:
Métodos utilizados: A disciplina é dividida em aulas teóricas e aulas práticas (saída de campo para coleta de amostras de plâncton; trabalhos de laboratório). As aulas práticas são o núcleo da disciplina, por intermédio das quais os alunos terão a oportunidade de examinar plâncton vivo, possibilitando a observação, sob estereomicroscópio e microscópio binocular, de aspectos não passiveis de serem observados em amostras fixadas, como cor e comportamento dos planctontes, além daquelas formas delicadas, como o caso do plâncton gelatinoso (cnidários, ctenóforos, larvas de corpo mole etc), que não são bem preservados pelas técnicas tradicionais de fixação e conservação do plâncton. Diariamente, em horários e condições variadas, serão coletadas novas amostras de plâncton para possibilitar o exame de espécimes in vivo e propiciar condições para o encontro de espécies diferentes. O estudo sistemáticos dos copépodes presentes nas amostras será utilizado como exemplo. Extensa bibliografia especializada ficará à disposição dos estudantes para ajudar na identificação e reconhecimento dos diversos táxons e de das estruturas diagnósticas e utilizadas na sistemática.

Critérios de avaliação de aprendizagem: Prova escrita, exercícios e a participação dos alunos.

Norma de Recuperação:
Não haverá recuperação

As matrículas podem ser feitas diretamente pelo Sistema Jupiter. Em caso de dúvida, entre em contato com a Seção de Graduação da sua Unidade.

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