CEBIMar/USP - CBM-120 - Invertebrados Marinhos: Coleta e Identificação

CBM-120 - Invertebrados Marinhos: Coleta e Identificação

Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação em Ciências Biológicas (IB, FFCLRP e ESALQ) e Oceanografia (IO) da USP.

Objetivos:
Reconhecimento dos grupos de invertebrados marinhos, através da coleta de exemplares no ambiente, exame dos mesmos em laboratório e identificação com auxílio de chaves e literatura especializada. Ênfase será dada à observação de material vivo, explorando aspectos de sua morfologia e biologia.

Unidade de oferecimento / disciplina requisito / crédito / semestre ideal / nº de vagas:

• Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) / LEF-170 e LEF-200 / 4-0 / 4º semestre / 4
  • Bacharelado em Oceanografia (IO) / IOB 142 e IOB 143 / 4-0 / 6º semestre / 3
  • Ciências Biológicas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) / 5920222 e 5920229 / 4-0 / 6º semestre / 4
  • Ciências Biológicas do Instituto de Biociências (IB) / BIZ 210 e BIZ 211 / 4-0 / 8º semestre / 4

Total de vagas oferecidas: 15

As despesas de estadia e refeições ficarão por conta do aluno

Docentes Responsáveis:
Cláudio Gonçalves Tiago
Alvaro Esteves Migotto

Programa Resumido:
Características gerais dos principais grupos de invertebrados marinhos: Porifera, Cnidaria, Ctenophora, Platyhelminthes, Nematoda, Chaetognatha, Mollusca, Nemertinea, Sipuncula, Echiura, Annelida, Uniramia, Cheliceriformes, Crustacea, Bryozoa, Entoprocta, Echinodermata, Hemichordata, Chordata. Morfologia, caracteres, diagnósticos e distintivos. Biologia geral, modos de vida e habitats. Ocorrência e distribuição.

Avaliação:
Método: Aulas teórico-práticas complementadas por discussões e exercícios. Trabalho de campo e de laboratório, e discussões de temas relacionados ao assunto.
Critério: Trabalho de pesquisa empírica/bibliográfica a ser realizado no desenrolar da aula prática.

Norma de Recuperação:
Não haverá recuperação

As matrículas podem ser feitas diretamente pelo Sistema Jupiter. Em caso de dúvida, entre em contato com a Seção de Graduação da sua Unidade.