CEBIMar/USP - CBM-160 - Efeitos das Variáveis Abióticas na Biota Marinha

CBM-160 - Efeitos das Variáveis Abióticas na Biota Marinha

Disciplina optativa oferecida para alunos de graduação do IB/USP e para a graduação em Ciências da Natureza da EACH/USP, Ciências Biológicas da FFCLRP/USP e ESALQ, sem pré-requisitos.

Objetivos:
Ao término da disciplina, os alunos deverão ser capazes de compreender os principais efeitos das variáveis abióticas em diferentes ambientes marinhos, com ênfase na importância dos processos físicos e químicos fundamentais em diversos aspectos da biologia dos oceanos, bem como o efeito de sua variabilidade. O curso dará aos alunos subsídios para que tenham condições de planejar, executar e principalmente interpretar dados abióticos em campo.

Unidade de oferecimento / nº de vagas:

EACH - Lic Ciências da Natureza - Diurno / 2
EACH - Lic Ciências da Natureza - Noturno / 2
FCLRP - Ciências Biológicas / 3
IB - para toda a Unidade / 4
ESALQ - Ciências Biológicas / 4

Total de vagas oferecidas: 15

Docente Responsável:
Áurea Maria Ciotti

Programa Resumido
Essa disciplina versará sobre a influência de variáveis abióticos e dos processos físicos na biota marinha. Serão descritos as principais variáveis físicas (temperatura e salinidade) e a forma com que os processos físicos dos oceanos as alteram.

- Irradiância e aquecimento
- Formação de nuvens e precipitação
- Trocas de calor da atmosfera e água do mar
- Fluxos em corpos de água
- Biologia de corpos de água estratificados e homogêneos
- Efeitos das marés na biota marinha
- Efeito da ressurgência na biota marinha

Avaliação
Método: Aulas teóricas e práticas complementadas por discussões e exercícios desenvolvidos em grupo.
Atividades discentes: trabalhos de campo e de laboratório, discussões em grupo sobre temas relacionados ao curso.
Critério: Avaliação escrita.
Norma de Recuperação: Não será oferecida recuperação.

Bibliografia
Colling, A. Angela (Editor). Ocean Circulation. Open University Oceanography Course Team, Butterworth-Heinemann; 2nd edition, 286 p., 2001.

Longhurst, A. R. Ecological Ecology of the Sea, Academic Press, 398 p., 2006 (2nd Edition)

Lutgens, F.K. and E.J. Edward J. Tarbuck. The Atmosphere: An Introduction to Meteorology (11th Edition) 512 p., 2009

Mann, K. and J. Lazier. Dynamics of Marine Ecosystems: Biological-Physical Interactions in the Oceans, Kenneth, 475 p. ; Blackwell Science Inc; 2nd edition, 2005 (3rd Edition)

Miranda, L.B., B.M. Castro e B. Kjerfve. Princípios de oceanografia física de estuários. EDUSP, 424 p., 2002.

Thurman, H.V., Essentials of Oceanography, Prentice Hall; 10th edition, 2010

Wright, J. , A. Colling and D. Park (Editors). Waves, Tides and Shallow-Water Processes, Open University Oceanography Course Team; Butterworth-Heinemann; 2nd edition, 227 p., 2000.

As matrículas podem ser feitas diretamente pelo Sistema Jupiter. Em caso de dúvida, entre em contato com a Seção de Graduação da sua Unidade