CEBIMar/USP - Tópicos de Biologia Marinha

Tópicos de Biologia Marinha

Público alvo: Biólogos ou estudantes de Ciências Biológicas


Período de realização:
11 a 20 de janeiro de 2018.

Inscrições para seleção: 20 de setembro a 27 de outubro de 2017

Chamada e matrícula: 06 de novembro a 08 de dezembro de 2017

Dirigido a graduados e graduandos em Ciências Biológicas, que desejem complementar seus conhecimentos na área da biologia marinha.

Pré-requisito: Ser graduado ou graduando em Ciências Biológicas e ter sido aprovado nas disciplinas de zoologia dos invertebrados, botânica de criptógamas e ecologia básica. As aulas e atividades programadas levam em consideração que o aluno tem o conhecimento prévio do conteúdo destas disciplinas.

Curso teórico-prático em período integral (manhã, tarde e noite). Será estimulada a participação ativa do aluno no desenvolvimento de trabalhos em grupo. A média final será obtida através da avaliação do desempenho do aluno durante o curso e de uma avaliação oral final.

Número de vagas: máximo de 12 alunos e mínimo de 8 alunos.

Taxas:

Opção 1: sem custo
Curso (gratuito). Sem alojamento e sem refeições.

Opção 2: R$ 116,00
Curso (gratuito) + almoços (dias 11, 12, 13, 15, 16, 17, 18 e 19/01)

Opção 3: R$ 234,00
Curso (gratuito) + alojamento (dias 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19/01) 

Opção 4: R$ 350,00
Curso (gratuito) + alojamento (dias 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19/01) + almoço (dias 11, 12, 13, 15, 16, 17, 18 e 19/01)

Opção 5: R$ 399,00
Curso (gratuito) + alojamento (dias 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19/01) + almoços (dias 11, 12, 13, 15, 16, 17, 18 e 19/01) + café da manhã (dias 12, 13, 15, 16, 17, 18 e 19/01)

Os interessados deverão enviar mensagem eletrônica indicando no campo “Assunto” o curso Tópicos de Biologia Marinha, edição 2018 e anexar a ficha de inscrição e o comprovante de escolaridade com os pré-requisitos. Havendo mais inscritos do que vagas os alunos serão selecionados por sorteio. Os 12 participantes sorteados serão chamados para efetuar a matricula através do pagamento das taxas conforme opção assinalada na ficha de inscrição. Para os demais, será formada uma lista de espera, cujos nomes serão convocados para ocupar as vagas dos eventuais desistentes. Após a matrícula os alunos que confirmarem sua participação receberão todas as informações relacionadas ao curso.

Não serão aceitos alunos ouvintes.

1ª Etapa - Inscrições

Serão efetivadas apenas as inscrições das fichas acompanhadas de cópia do documento comprobatório dos pré-requisitos do curso em questão. O preenchimento de todos os campos da ficha de inscrição é obrigatório, sendo desconsideradas aquelas que estiverem com qualquer dos campos em branco.

1. Ficha de inscrição:

Tópicos de Biologia Marinha (clique para fazer o download).

2. Comprovante de escolaridade e pré-requisitos:

a) Graduados: comprovante de conclusão do curso, diploma ou carteira do CRBio;

b) Graduandos: histórico escolar com aprovação, na época da inscrição, das disciplinas pré-requisito (zoologia dos invertebrados, botânica de criptógamas e ecologia básica). Serão desconsideradas as fichas de inscrição que não estiverem acompanhadas desta documentação.

Serão aceitos apenas os históricos escolares ou comprovantes de conclusão de curso emitidos pelos órgãos responsáveis ou secretarias das instituições de ensino, devidamente assinados. Comprovantes de matrícula ou aqueles emitidos por sistemas eletrônicos serão considerados desde que contenham identificação digital.

3. Prazos: os documentos para inscrição deverão chegar ao CEBIMar entre o dia 20 de setembro a 27 de outubro de 2017. A chamada para matrícula terá inicio em 06 de novembro de 2017 e os alunos terão até 48h para confirmar participação no curso. O pagamento das taxas deverá ser efetuado até 72h após a confirmação. Não serão aceitos documentos enviados fora do período de inscrições.

4. A Divisão de Ensino e Pesquisa ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ) enviará uma mensagem eletrônica acusando o recebimento da documentação e confirmando a inscrição. 

2ª Etapa: Seleção dos candidatos

Encerrado o período das inscrições provisórias, todas as fichas serão encaminhadas aos docentes responsáveis pelos cursos. Havendo mais candidatos do que vagas serão sorteadas 12 fichas de inscrição entre aquelas consideradas válidas. O sorteio prevê a ordenação das demais fichas numa lista de espera. Em caso de desistência, a lista de espera será acionada até que o número máximo de alunos previsto para cada curso seja completado.

As 12 primeiras fichas sorteadas comporão uma lista de nomes que serão convocados para efetivação da matrícula e pagamento das taxas dos cursos;

Todos os alunos inscritos receberão uma cópia das duas listas por meio de mensagem de correio eletrônico.

Se convocado, o aluno deverá responder a mensagem confirmando seu interesse pela vaga em até 48 horas.

A falta de manifestação indicará o desinteresse do aluno pelo curso e o próximo nome da lista de espera será convocado.

3ª Etapa - Pagamento das taxas de infraestrutura

O pagamento das taxas será feito através de depósito bancário identificado ou transferência bancária, cujas instruções serão enviadas posteriormente na época da chamada para matrícula.

4ª Etapa

Assim que os 12 matriculados estiverem confirmados, os docentes responsáveis pelo curso entrarão em contato com os alunos para o envio de informações adicionais.

5ª Etapa - Certificados

Para a emissão dos certificados dos cursos de extensão é norma da USP solicitar ao aluno que, após a conclusão do curso, seja preenchido um questionário de avaliação das atividades desenvolvidas no CEBIMar.

Encerrado o curso, os docentes enviarão as notas, as frequências e os supracitados questionários para a Divisão de Ensino e Pesquisa do CEBIMar, que tomará as devidas providências junto à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP para a emissão dos certificados de conclusão do curso.

O prazo estimado para os trâmites da confecção e envio dos certificados é de três meses.

Informações Complementares

Critério de aprovação:

Média 7,0 ou superior na avaliação final

e

Frequência mínima de 85% às atividades programadas.

•O transporte até o local do curso, assim como seu retorno, ficará por conta dos alunos.

Demais informações através do endereço eletrônico: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews