• Adesão, proliferação e diferenciação de células osteoblásticas em scaffolds manufaturados a partir de esponjas marinhas.

• Coordenador do projeto: Renata Neves Granito
  • Autor ou executor principal do projeto: Renata Neves Granito
  • Categoria: Projeto autônomo
  • Data de início das atividades no CEBIMar: 11/12/2017
  • Data de término das atividades no CEBIMar: 21/12/2018
  • Resumo: A demanda por enxertos para tratamento de perdas ósseas de diversas origens, como traumas ou doenças, é crescente no Brasil. Porém, a grande maioria dos biomateriais desenvolvidos para esta finalidade é importada ou com manufatura dependente de tecnologia estrangeira, o que restringe a disseminação desses produtos na prática clínica, principalmente no sistema de saúde público. Economicamente mais acessíveis, os enxertos de origem natural são ainda considerados mais biocompatíveis que os biomateriais sintéticos por possuírem uma superfície bio-interativa para adesão e proliferação celular. Dentro deste contexto, este estudo tem o objetivo de aproveitar o potencial da biodiversidade marinha brasileira e avaliar a performance biológica de poríferas (esponjas) facilmente encontradas na costa do país, para uso como substituto ósseo na engenharia de tecidos. Este estudo propõe a avaliação da adesão, proliferação e diferenciação de células osteoblásticas em scaffolds manufaturados a partir de três espécies de esponjas marinhas, utilizando testes in vitro, com a introdução de scaffolds em cultura de células. Os resultados obtidos fornecerão dados quanto ao potencial osteogênico destas esponjas, que serão preciosos para o desenvolvimento de biomateriais de alta efetividade, em termos de qualidade e acessibilidade ao cidadão, para o tratamento das afecções do tecido ósseo.

• Metodologia: A avaliação do potencial osteogênico dos scaffolds obtidos de diferentes espécies de esponjas marinhas serão avaliadas na esfera in vitro por meio de análises da adesão e proliferação (microscopia confocal, quantificação de DNA e histologia) e expressão gênica (qRT-PCR) de células da linhagem osteoblástica, que serão realizadas no Laboratório Multidisciplinar do Departamento de Biociências da UNIFESP.

• Etapas e cronograma: A primeira etapa do projeto constitui-se na obtenção das amostras de esponjas marinhas, para o qual solicita-se a colaboração dos profissionais e o auxílio do CEBIMAR.
    As etapas que seguem serão realizadas na Universidade Federal de São Paulo – campus Baixada Santista.
    A segunda etapa constituí-se na caracterização das amostras, em termos de sua estrutura física, morfologia de superfície, porosidade, características físico-químicas, bioatividade e mineralização em SBF e degradação in vitro.
    A terceira etapa compreende o estudo da performance biológica in vitro, por meio de diferentes testes de adesão, proliferação e diferenciação celular.

• Palavras-chave: porífera, engenharia de tecidos, células ósseas
  • Área necessária no laboratório: Solicita-se a coleta de poríferos em ambiente marinho.
  • Equipamentos de laboratório: Embarcação do CEBIMAR e equipamentos de mergulho.
  • Será necessário: Auxílio técnico para coleta de organismos ou observações de campo ;  Utilização de embarcação do CEBIMar ;

• Outros serviços de laboratório: Nenhum outro serviço.
  • Organismos a serem coletados: Inicialmente, as seguintes espécies de esponjas serão utilizadas para a manufatura dos scaffolds neste estudo: 1) Dragmacidon reticulatum (Demospongiae: Halichondrida). 2) Desmapsamma anchorata (D
  • Locais para coleta: São Sebastião.
  • Tipos de resíduos químicos e/ou infectantes a serem gerados durante o projeto: Nenhum