• Explorando o Potencial Enzimático e Citotóxico em Extratos de Nematocistos de Água-Viva

• Coordenador do projeto: Ana Maria Moura da Silva
  • Autor ou executor principal do projeto: Paloma Sirigatti Knittel
  • Categoria: Mestrado
  • Data de início das atividades no CEBIMar: 01/05/2014
  • Data de término das atividades no CEBIMar: 31/01/2016
  • Resumo: As águas-vivas são os animais peçonhentos marinhos mais populares, estão presentes em um grande número de praias e a sua toxicidade pode variar de sintomas leves até envenenamentos fatais para os seres humanos. Alguns compostos com interesse biotecnológico como antimicrobianos, analgésicos e atividade antitumoral vêm sendo encontrados em extratos de águas-vivas. Enzimas proteolíticas também já foram descritas, entretanto, a caracterização desses compostos ainda é pouco evidente. Recentemente, nosso grupo iniciou uma colaboração com docentes da USP e pesquisadores do Kings College de Londres visando a caracterização de toxinas de animais marinhos e terrestres que compartilham ancestrais comuns para a biossíntese de toxinas. O grupo já caracterizou o perfil proteômico de toxinas putativas dos nematocistos isolados de quatro espécies de águas-vivas, identificando a presença de proteases e fosfolipases. Neste projeto, utilizaremos extratos de nematocistos de Olindias sambaquiensis, no intuito de verificar a atividade funcional das proteínas identificadas pelo proteoma.

• Metodologia: Expedições para coleta de águas-vivas serão realizadas ao longo do litoral paulista. Prevemos capturar aproximadamente 25 exemplares de águas-vivas durante o inverno, primavera, verão e outono, uma vez que podem ocorrer mudanças sazonais na diversidade de toxinas. Analisaremos os extratos quanto a presença de atividade de metaloproteinases, serinoproteinases e fosfolipases A2, bem como eventuais inibidores dessas enzimas. Também será avaliada a presença de componentes dos nematocistos com ação citotóxica, anti-proliferativa e pró-apoptótica em culturas de células endoteliais, fibroblastos e células tumorais de diferentes linhagens.

• Etapas e cronograma: Cronograma
    2014
    Primeiro Semestre - Coleta das amostras (CEBIMar), Avaliação da atividade de enzimas nos extratos, Realização dos testes de atividade fibrinolítica e hemolítica.
    Segundo Semestre - Coleta das amostras (CEBIMar),  Avaliação da atividade de enzimas nos extratos, Realização dos testes de atividade fibrinolítica e hemolítica, Ação em Culturas de Linhagens Celulares.
    2015
    Primeiro Semestre - Ação em Culturas de Linhagens Celulares
    Segundo Semestre - Ação em Culturas de Linhagens Celulares, Elaboração da Dissertação e Manuscritos para Publicação.

• Palavras-chave: olindias sambaquiensis, metaloproteinase, serinoproteinase, fosfolipase, toxinologia marinha, águas-vivas
  • Área necessária no laboratório: Não se aplica.
  • Equipamentos de laboratório: Não se aplica.
  • Será necessário: Auxílio técnico para coleta de organismos ou observações de campo ;

• Outros serviços de laboratório: Não se aplica.
  • Organismos a serem coletados: Olindias sambaquiensis. "Reloginho"
  • Locais para coleta: São Sebastião (saída do Píer da Figueira, coleta ao largo da parte Sul da baía de Caraguá e eventualmente ao largo de Ilhabela). Ubatuba (saída do Píer do Itaguá, coleta em região próxima).

• Outra instituição  Instituto Butantan

• Nome: Antonio Carlos Marques
    • Função no projeto: Co-orientador
    • Início das atividades no projeto: 02/06/2014
    • Fim das atividades no projeto: 31/01/2016

• Situação: Solicitado
    • Especificar o tipo de recurso: Reserva Técnica
    • Recursos em nome de: Paloma Sirigatti Knittel

Etapas desenvolvidas e resultados obtidos:

• O projeto foi concluído em 31/01/2016.
    Concluímos que esse estudo foi pioneiro na caracterização enzimática do extrato de tentáculos de O. sambaquiensis, uma hidromedusa frequentemente associada a acidentes com banhistas no Atlântico Sul. O estudo disponibilizou um novo método para obtenção de proteínas a partir dos tentáculos de O. sambaquiensis, que proporciona um bom rendimento e preserva a integridade e atividade  das proteínas. Além disso, neste trabalho evidenciamos a presença de proteases e fosfolipases A2.
    Comparando a atividade in vitro observada nesse estudo com os sintomas observados nos acidentes por O. sambaquiensis, conclui-se que as serinoproteases e fosfolipases A2 estão possivelmente envolvidas no envenenamento por O. sambaquiensis.
    Finalmente, a caracterização da atividade enzimática de metaloproteases, serinoproteases e fosfolipases A2 no extrato de O. sambaquiensis em substratos sintéticos e macromoleculares proporcionou um melhor entendimento a respeito do arsenal tóxico desse veneno pouco explorado, além disso, uma nova ferramenta na pesquisa por novos compostos com potencial biotecnológico está agora disponível.

• Data de cadastro do projeto: 22/04/2014