• Efeitos do fenantreno sobre a esteroidogênese em juvenis de Epinephelus marginatus (Teleostei: Perciformes: Serranidae)

• Coordenador do projeto: Renata Guimarães Moreira-Whitton
  • Autor ou executor principal do projeto: Mariana Frias de Campos
  • Categoria: Mestrado
  • Data de início das atividades no CEBIMar: 27/02/2014
  • Data de término das atividades no CEBIMar: 31/03/2016
  • Resumo: A poluição marinha por petróleo e seus derivados é uma preocupação crescente de caráter global. A sua disseminação pelo ecossistema oceânico ocorre por diversos meios, desde lançamento de efluentes ao mar até os derramamentos acidentais durante a exploração e transporte desses produtos. O litoral norte do Estado de São Paulo é hoje caracterizado como a região mais altamente impactada de toda a costa Sul e Sudeste do país. Dentre as substâncias que compõem esses produtos estão os Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (HPAs) que já tiveram seus efeitos citotóxicos, genotóxicos e carcinogênicos comprovados. Além disso, sabe-se que esses compostos tem potencial de alterar o sistema endócrino de peixes atuando como agentes estrogênicos ou antiestrogênicos e gerando desajustes hormonais de alto risco para o processo reprodutivo dos animais expostos. Um dos HPAs mais abundantes no canal é o fenantreno que, devido seu alto peso molecular e escassez de estudos sobre seus efeitos sobre os organismos, desperta interesse sobre quais as consequências sofridas pela biota após ser exposta a tal substância. Com base nestes fatos, serão analisados os efeitos do fenantreno sobre a concentração de esteroides em juvenis de garoupa verdadeira, Epinephelus marginatus, espécie hermafrodita protogínica de alto valor comercial o que gera uma grande pressão de sobrepesca que permitiu a sua presença na lista da IUCN. Dessa forma, o presente estudo proverá importantes informações sobre o efeito deste componente do petróleo sobre o sistema endócrino dessa espécie contribuindo assim, com sua perpetuação.

• Metodologia: Os organismos teste utilizados serão juvenis da garoupa verdadeira (Epinephelus marginatus), capturados por pescadores na região da ilha do Montão do Trigo (região preservada, sem influência de contaminantes no ambiente). Em seguida os animais serão mantidos por pelo menos sete dias em tanques de 1000 L de água salgada filtrada para aclimatação ao ambiente de cativeiro.

3.1)          Concentração Média Letal: CL50
    Para estabelecimento das concentrações não-letais de fenantreno, inicialmente será realizado um Range Finding Test (RFT), visto que não há na bibliografia informações sobre quais concentrações apresentam riscos a essa espécie. Tal teste será realizado a partir de quatro grupos experimentais de seis animais cada, dispostos em aquários de vidro, por 96 horas a diferentes concentrações do contaminante (Veintemilla, 2006) em condições controladas de laboratório (temperatura de 20 a 21ºC e fotoperíodo natural), com monitoramento dos parâmetros físico e químicos da água (oxigênio dissolvido, pH e salinidade). A partir dos resultados obtidos neste teste, será possível estabelecer o intervalo de concentrações para o experimento de CL50. Esse, por sua vez será realizado a partir de quatro tratamentos contendo seis indivíduos. O primeiro deles será considerado controle e os demais grupos serão expostos a quantidades crescentes do contaminante dentro do intervalo previamente determinado. O experimento será desenvolvido por 96h com os mesmos parâmetros físicos e químicos controlados e monitorados, com duplicata dos tratamentos.

• Etapas e cronograma: - 02/2014 a 03/2014 - Captura e transporte dos animais ao Centro de Biologia Marinha da USP
    - 03/2014 - Testes de exposição aguda: Range Finding Test e CL50
    - 04/2014 a 06/2014  - Condução do bioensaio de exposição crônica
    - 07/2014 a 02/2015 - Análises hormonais e de expressão gênica
    - 03/2015 a 09/2015 - Análise de dados
     10/2015 a 11/2015 -Exame de qualificação
    - 12/2015 a 02/2016-Redação da dissertação e submissão do artigo científico apresentado no exame de qualificação
    - 03/2016 - Defesa da dissertação de mestrado

• Palavras-chave: HPAs, fenantreno, fisiologia da conservação, ecotoxicologia
  • Área necessária no laboratório: sala 7 de acordo com a disponibilidade da mesma para acomodar os aquários por um período de no máximo 30 dias ou Sala de Aula, também de acordo com a disponibilidade da mesma.
  • Equipamentos de laboratório: acesso à água doce, água salgada e ar comprimido.
  • Será necessário: Montagem de alguma estrutura (estantes, aquários etc) ;  Utilização de embarcação do CEBIMar ;

• Outros serviços de laboratório: Embarcações serão solicitadas caso necessário.
  • Organismos a serem coletados: juvenis de garoupa - serão coletados por pescadores profissionais da Ilha de Montão de Trigo. Não será necessário auxílio do CEBIMar para a coleta dos animais.
  • Locais para coleta: os animais serão coletados por pescadores profissionais na Ilha de Montão de Trigo. Não será necessário auxílio do CEBIMar para a coleta dos animais.

• USP. Instituto de Biociências  Departamento de Fisiologia

• Nome: Fabiana Laura Lo Nostro
    • Função no projeto: Co-orientador
    • Início das atividades no projeto: 01/05/2014
    • Fim das atividades no projeto: 31/03/2016

Nenhum recurso incluído.

Etapas desenvolvidas e resultados obtidos:

• O presente projeto foi finalizado, a dissertação de mestrado defendida e o artigo publicado.

• Data de cadastro do projeto: 25/02/2014