• Sistemática e história evolutiva da ordem Scleractinia (Cnidaria, Anthozoa)

• Coordenador do projeto: Alvaro Esteves Migotto
  • Autor ou executor principal do projeto: Marcelo Visentini Kitahara
  • Categoria: Pós-doutorado
  • Data de início das atividades no CEBIMar: 02/04/2012
  • Data de término das atividades no CEBIMar: 16/03/2014
  • Resumo: Além do elevado interesse científico, os ecossistemas coralíneos de águas rasas (<50 m) e profundas (>150 m) vêm atraindo grande atenção pública especialmente devido ao destino incerto dos recifes de corais em face dos crescentes desafios de origem antrópica. Entretanto, apesar de sua importância ecológica e econômica, compreendemos notavelmente pouco sobre as origens evolutivas deste grupo, fato agravado pela homoplasia, plasticidade e escassez de caracteres macro-morfológicos utilizados na classificação de seus representantes. De forma geral, estudos filogenéticos baseados em sequências nucleotídicas sugerem que as classificações baseadas na morfologia não são naturais nos níveis de subordem e família. Entretanto, dados moleculares ainda não contribuíram substancialmente com a proposição de hipóteses sobre como e quando os corais escleractíneos surgiram. Dentre as explicações possíveis para este aparente problema, figura, principalmente, a pouca representatividade de corais azooxantelados em reconstruções filogenéticas da ordem. Neste contexto, e dentro do atual cenário de mudanças climáticas globais e seus impactos em relação ao futuro deste importante grupo animal, um melhor entendimento de suas relações filogenéticas se mostra relevante e necessário.

• Metodologia: A presente proposta pode ser dividida em duas partes, as quais se complementam e visam a elucidação de questões ainda pouco compreendidas com relação a história evolutiva de um dos mais importantes grupos de invertebrados marinhos: os corais escleractíneos. A expansão do conhecimento acerca das relações filogenéticas deste grupo irá adicionar ao atual conhecimento, e culminará na proposição de hipóteses sobre o futuro dos recifes de corais em tempos de mudanças climáticas globais. Entretanto, o presente projeto enfrentará desafios intrínsecos a cada uma de suas etapas, os quais, juntamente com uma breve explicação dos principais meios e métodos para superá-los, estão listados (sublinhados) abaixo.
    Obtenção de dados e análises filogenéticas
    As sequências moleculares provenientes dos marcadores moleculares mitocondrial 16S rDNA (~400pb) e nuclear 28S rDNA (~800pb) de 120 espécies de corais escleractíneos zooxantelados (25 spp. – provenientes de banco de dados) e azooxantelados (95 spp.) já se encontram disponíveis (Tab. 1) para o presente projeto. Estas amostras/sequências foram obtidas durante meus estudos de doutoramento na James Cook University e Smithsonian Institution (Austrália e Estados Unidos respect
  • Etapas e cronograma: A presente proposta está prevista para execução em dois anos de atividades, sendo que o primeiro mês será destinado à instalação do projeto no Centro de Biologia Marinha da USP. Eventuais viagens para exame de coleções no Brasil e no exterior poderão ocorrer ao longo de todo o projeto, embora esforços sejam feitos para que se concentrem na segunda metade de sua execução.
    Os nove primeiros meses de desenvolvimento do presente projeto serão marcados por análises filogenéticas intensas. Uma vez que as sequências de ambos marcadores genéticos já se encontram disponíveis para o presente estudo, e entendendo que as análises filogenéticas desta etapa irão refletir no andamento de todas as outras partes do projeto, será dada ênfase especial a produção dos alinhamentos e diversificação das análises dos mesmos. Entretanto, espera-se que antes do final do primeiro ano, todas as análises necessárias para a produção de hipóteses evolutivas robustas já estejam finalizadas e, consequentemente, o manuscrito referente a estas análises já esteja submetido (P1 no cronograma). Paralelamente a redação do primeiro manuscrito do presente projeto, espera-se produzir a primeira estimativa de tempo de divergênc
  • Palavras-chave: Scleractinia, Evolução, Taxonômia, Sistemática, Filogênia
  • Área necessária no laboratório: Laboratório Molecular
  • Equipamentos de laboratório: Equipamentos para extração de DNA/RNA, amplificação de marcadores moleculares, purificação de produtos de termocicladores, etc.
  • Outros serviços de laboratório: NA

• Especificar o tipo de recurso: Fapesp Proc. n. 2012/21583-1
    • Recursos em nome de: Alvaro Esteves Migotto

• Número de identificação: 8867
          Tipo de publicação: ARTIGO DE PERIODICO
          Título: The ancient evolutionary origins of Scleractinia revealed by azooxanthellate corals
          Autores: Jarosław Stolarski, Marcelo V Kitahara, David J Miller, Stephen D Cairns, Maciej Mazur and Anders Meibom
          Publicado em: BMC Evolutionary Biology, v. 11, n. 316, online, 2011.
          Nota bibliográfica: Disponível em: <a hef="http://www.biomedcentral.com/1471-2148/11/316">http://www.biomedcentral.com/1471-2148/11/316</a><br>Localização da Biblioteca: Mem 2012 21

• Número de identificação: 8864
          Tipo de publicação: ARTIGO DE PERIODICO
          Título: Novel organization of the mitochondrial genome in the deep-sea coral, Madrepora oculata (Hexacorallia, Scleractinia, Oculinidae) and its taxonomic implications
          Autores: Mei-Fang Lin, Marcelo Visentini Kitahara, Hiroyuki Tachikawa, Hironobu Fukami, David John Miller, Chaolun Allen Chen
          Publicado em: Molecular Phylogenetics and Evolution, v. 65, p. 323–328, 2012..
          Nota bibliográfica: Localização na Biblioteca: Mem 2012 18
          DOI: 10.1016/j.ympev.2012.06.011
        • Número de identificação: 8861
          Tipo de publicação: ARTIGO DE PERIODICO
          Título: New records and range extensions of azooxanthellate scleractinians (Cnidaria: Anthozoa) from Brazil
          Autores: Ralf T.S. Cordeiro, Marcelo V. Kitahara and Fernanda D. Amaral
          Publicado em: Marine Biodiversity Records, v. 5, e35, 2012. Published online.
          Nota bibliográfica: Localização na Biblioteca: Mem 2012 16
          DOI: 10.1017/S175526721200019X
        • Número de identificação: 8869
          Tipo de publicação: ARTIGO DE PERIODICO
          Título: Deltocyathiidae, an early-diverging family of Robust corals (Anthozoa, Scleractinia)
          Autores: Marcelo V. Kitahara, Stephen D. Cairns, JarosŁaw Stolarski and David J. Miller
          Publicado em: Zoologica Scripta, Preprint, 2012.
          Nota bibliográfica: Localização na Biblioteca: apenas Arquivo eletrônico: 8869

• Número de identificação: 8866
          Tipo de publicação: ARTIGO DE PERIODICO
          Título: The ancient origins of bifunctional peptide-amidation proteins (PAMs): insights from non-bilateral animals and algae
          Autores: Rosalind M. F. Attenborough, David C. Hayward, Marcelo V. Kitahara, David J. Miller, Eldon E. Ball
          Publicado em: Molecular Biology and Evolution, Draft, 2012..
          Nota bibliográfica: Localização na Biblioteca: Mem 2012 20

• Número de identificação: 8863
          Tipo de publicação: ARTIGO DE PERIODICO
          Título: The first modern solitary Agariciidae (Anthozoa, Scleractinia) revealed by molecular and microstructural analysis
          Autores: Marcelo V. Kitahara, Jaroslaw Stolarski, Stephen D. Cairns, Francesca Benzoni, Joel L. Stake and David J. Miller
          Publicado em: Invertebrate Systematics, v. 26, 303–315, 2012..
          Nota bibliográfica: Localização na Biblioteca: Mem 2012 17
          DOI: 10.1071/IS11053
        • Número de identificação: 8860
          Tipo de publicação: ARTIGO DE PERIODICO
          Título: An illustrated key to the genera and subgenera of the Recent azooxanthellate Scleractinia (Cnidaria, Anthozoa), with an attached glossary
          Autores: Stephen D. Cairns, Marcelo V. Kitahara
          Publicado em: ZooKeys, v. 227, p. 1–47, 2012.
          Nota bibliográfica: Disponível em: http://www.pensoft.net
          Localização na Biblioteca: Mem 2012 15
          DOI: 10.3897/zookeys.227.3612
        • Número de identificação: 8868
          Título: Deepwater Megabenthos of south-western Australia
          Autores: F.R. McEnnulty, K.L. Gowlett-Holmes, A. Williams, F. Althaus, J. Fromont, G.C.B. Poore, T.D. O’Hara, L. Marsh, P. Kott, S. Slack-Smith, P. Alderslade and M.V. Kitahara
          Publicado em: Records of the Western Austra lian Museum: Supplement, v. 80, 2011.
          Nota bibliográfica: Localização na Biblioteca: Apenas arquivo eletrônico: 8868

• Número de identificação: 8865
          Tipo de publicação: ARTIGO DE PERIODICO
          Título: A new shallow-water species, Polycyathus chaishanensis sp. nov. (Scleractinia: Caryophylliidae), from Chaishan, Kaohsiung, Taiwan
          Autores: Mei-Fang Lin, Marcelo V. Kitahara, Hiroyuki Tachikawa3, Shashank Keshavmurthy1, and Chaolun Allen Chen
          Publicado em: Zoological Studies, v. 51, n. 2, p. 213-221, 2012..
          Nota bibliográfica: Localização na Biblioteca: Mem 2012

• Número de identificação: 8862
          Tipo de publicação: ARTIGO DE PERIODICO
          Título: Deep-water coral reefs from the Uruguayan outer shelf and slope
          Autores: Alvar Carranza; Araceli Muñoz Recio; Marcelo Kitahara & Fabrizio Scarabino; Leonardo Ortega; Guzmán López; Paula Franco-Fraguas; Camila De Mello; Juan Acosta; Antia Fontan
          Publicado em: Marine Biodiversity, v. 42, p. 411–414, 2012.
          Nota bibliográfica: Localização na Biblioteca: Mem 2012 51