• Filogeografia e estrutura genética populacional de espécies de Medusozoa (Cnidaria), com ênfase em populações do Oceano Atlântico Sul-ocidental

• Coordenador do projeto: Antonio Carlos Marques
  • Autor ou executor principal do projeto: Ezequiel Ale
    Localização da documentação impressa: 2008/15

• Categoria: Doutorado
  • Data de início das atividades no CEBIMar: 31/12/2008
  • Data de término das atividades no CEBIMar: 30/04/2012
  • Resumo: Estudos de cunho filgeográfico e levantamentos de diversidade genética são escassos para os Cnidaria Medusozoa em geral, ou inexistentes para a maioria de suas espécies em diferentes escalas geográficas, como no Oceano Atlântico Sul-ocidental. Porém, tais estudos são de interesse pelo fato dos medusozoários constituírem um grupo rico em número de espécies, com distribuição em todas as regiões marinhas, biologia complexa e importância econômica considerável. A somatória das variações nos aspectos oceanográficos, geológicos e biológicos no Oceano Atlântico Sul-ocidental gera dúvidas quanto à unidade populacional das espécies que o habitam. Um estudo comparativo entre estas populações e entre elas e as pertencentes a outras áreas oceânicas do mundo é uma abordagem possível para a investigação do problema.

• Metodologia: Espécies de estudo: Serão coletadas diferentes espécies de Cnidaria Medusazoa. Semaforontes de uma mesma espécie coletados num mesmo pontos de amostragem constituirão as “populações de trabalho”. Tecidos desses materiais, conservados em etanol 90% a 95%, serão utilizados nas análises moleculares Pontos de coleta: Diferentes  localidades no litoral brasileiro, desde Recife (PE) a Torres (RS) e no litoral Argentino desde Bahía de San Borombón (Buenos Aires) a Península de Valdez (Chubut). Materiais que envolvem amostragens por fora da região atlântica sulocidental serão obtidos das coleções e de coletas organizadas com pesquisadores de diferentes países. Métodos de coleta: Coletas serão realizadas na região entremarés, durante as marés baixas, e através de mergulho livre e autônomo na região do infralitoral raso. Amostragens mediante arrastos de redes de porta e de redes de plâncton com embarcação também serão conduzidas. Obtenção dos dados abióticos: Os dados abióticos (temperatura da água, profundidade da coleta, tipo de substrato, salinidade, etc.) serão obtidos mediante suas medições e documentação nas zo
  • Etapas e cronograma: 1- Coleta do material biológico e dos dados abióticos: Período:1° semestre de 2008 a 1° semestre de 2010 - Locais: Diferentes pontos ao longo do litoral marítimo Brasil-Argentina, incluindo o litoral de São Sebastião (SP).; 2- Obtenção dos dados moleculares: Período: 1° semestre de 2008 a 1° semestre de 2011. - Locais: Laboratório de Sistemática Molecular do Dep de Zoologia do IB-USP; Laboratório de Biologia Molecular do CEBIMar-USP; 3- Análise dos dados moleculares: 1° semestre de 2009 a 2° semestre de 2011. 4- Redação da tese: 1° semestre de 2011 a 1° semestre de 2012.

• Palavras-chave: Filogeografía, diversidade genética, DNA mitocondrial, Medusozoa, Atlântico sulocidental
  • Condições ambientais: Baixo hidrodinamismo ;  Água clara ;  Maré baixa ;
  • Área necessária no laboratório: bancadas espaçosas
  • Equipamentos de laboratório: microscópios óticos; estereomicroscópios; geladeira e equipamentos do laboratório de biologia molecular
  • Será necessário: Utilização de embarcação do CEBIMar ;

• Outros serviços de laboratório: Nenhum outro serviço solicitado.
  • Organismos a serem coletados: diferentes espécies de Medusozoa
  • Locais para coleta: Costões rochosos e bentos do canal e Ilha de São Sebastião

• USP. Instituto de Biociências  Departamento de Zoologia

Nenhum participante incluído.

• Agência de fomento: CNPq
    • Especificar o tipo de recurso: Doutorado
    • Recursos em nome de: Ezequiel Ale

• Número de identificação: 7909
          Tipo de publicação: ARTIGO DE PERIODICO
          Título: Pesca e pesquisa no mar profundo
          Autores: Alberto Lindner; Marcelo V. Kitahara
          Publicado em: Scientific American - Brasil, n. 60, 2007. . 31.

Cópia armazenada no repositório local da Biblioteca.
  • Data de cadastro do projeto: 19/11/2008