• Estabelecimento de condições para o isolamento e crescimento de linhagens de fungos marinhos para a produção de metabólitos secundários

• Coordenador do projeto: Roberto Gomes de Souza Berlinck
  • Autor ou executor principal do projeto: Roberto Gomes de Souza Berlinck
    Localização da documentação impressa: 2004/16

• Categoria: Outra categoria
  • Data de início das atividades no CEBIMar: 30/06/2004
  • Data de término das atividades no CEBIMar: 30/06/2007
  • Resumo: A proposta deste projeto é de dar continuidade aos estudos visando o isolamento de microorganismos marinhos e da obtenção de metabólitos secundários a partir dos mesmos. Durante nossos estudos anteriores, observamos que ocorre uma variação no perfil químico e atividades biológicas de extratos obtidos a partir de uma mesma linhagem de fungo marinho crescida em diferentes condições. Consideramos seriamente o fato de que estudar as condições de isolamento e crescimento de diferentes linhagens de fungos marinhos seja uma etapa absolutamente essencial para obter linhagens que produzam metabólitos secundários biologicamente ativos.Os objetivos deste projeto são cinco: a) Coleta de amostras de sedimento marinho, algas marinhas e invertebrados marinhos de maneira a propiciar o isolamento e purificação de diferentes linhagens de fungos em diferentes meios de cultura; b) Uma vez purificadas as linhagens de fungos, serão realizados estudos de crescimento das diferentes linhagens isoladas e purificadas; c)Paralelamente ao estudo das condições de crescimento de cada linhagem de fungo marinho isolada e identificada, serão realizadas avaliações de seu perfil químico, tanto por cromatografia líquida acoplada a um detector de arranjo de diodos como por cromatografia em camada delgada (CCD); d) Também em paralelo ao estudo das condições de crescimento, serão realizadas avaliações de atividades biológicas para cada extrato orgânico obtido de fungo crescido em cada condição acima mencionada. As atividades biológicas incluirão: atividade antibiótica, citotóxica, anti-tuberculose e de inibição da enzima L-APRT de leishmania tarentolae; e) Os extratos brutos obtidos que apresentarem atividades biológicas mais potentes e/ou perfil químico mais interessante, serão analisados por ressonância magnética nuclear de hidrogênio (RMN-1H, com o intuito de melhor se conhecer o perfil químico dos constituíntes destes extratos.
  • Palavras-chave: Fungos marinhos
  • Área necessária no laboratório: Utilização de sala, que será eventualmente compartilhada.
  • Organismos a serem coletados: As coletas serão realizadas pelo grupo do pesquisador responsável pelo projeto, que já obteve para isso uma licença de coleta do IBAMA.

• USP. Instituto de Química de São Carlos

Nenhum participante incluído.

• Número de identificação: 5320
          Tipo de publicação: ARTIGO DE PERIODICO
          Título: Dipeptide metabolites from the marine derived bacterium streptomyces acrymicini
          Autores: Isaura L. C. Hernández, Mario L. Macedo, Roberto G. S. Berling, antonio G. Ferreira and Mirna J. L. Godinho.
          Publicado em: Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 15, n. 3, p. 441-444, 2004..

Cópia armazenada no repositório local da Biblioteca.
  • Data de cadastro do projeto: 29/07/2004