Projetos de pesquisa finalizados

Acesso a área restrita.

Entre para cadastrar ou atualizar seus projetos de pesquisa ou submeter novas solicitações de apoio a projetos.
Obter nova senha - Receber nome de usuário por e-mail - Criar uma conta

Projeto de pesquisa


  • Avaliação populacional da Phallucia nigra no canal de São Sebastião

     
  • Coordenador do projeto: Elaine Priscila Gomes Estevam Biemann  
  • Autor ou executor principal do projeto: Claudio Gomes Lins  
  • Número do projeto: 499
    Localização da documentação impressa: 2009/08
     
  • Categoria: Iniciação científica 
  • Data de início das atividades no CEBIMar: 30/04/2009  
  • Data de término das atividades no CEBIMar: 30/04/2011  
  • Resumo: O canal de São Sebastião está localizado no litoral norte do Estado de São Paulo, tendo às margens as cidades de São Sebastião e Ilhabela. Tem uma grande importância ecológica e econômica, graças à configuração natural. Abriga uma grande biodiversidade marinha já que a ilha serve como um anteparo físico que diminui o impacto das correntes de mar aberto, modificando as condições físicas da área costeira. Phallusia nigra, é uma espécie de Ascidiacea bentônica séssil e solitária muito comum na costa brasileira. O presente trabalho fará uma avaliação populacional desta espécie no canal de São Sebastião para compar com dados obtidos mais de 15 anos, possibilitando avaliação de áreas impactadas e preservadas ao longo do canal. 
  • Palavras-chave: Phallusia nigra, Ascidacea e Avaliação populacional 
  • Instituição(ções) de origem do projeto:

    • Outra instituição  Universidade Nove de Julho (Uninove) 
     
  • Participante(s) do projeto:

    Nenhum participante incluído.
     
  • Recurso(s) destinado(s) ao projeto:

    Nenhum recurso incluído.  

    Etapas desenvolvidas e resultados obtidos:

  • Phallusia nigra é um organismo cordado muito comum nas águas quentes do Atlântico ocidental. É uma espécie exclusivamente marinha, bentônica, séssil e solitária, com túnica espessa e lisa de coloração negra brilhante entre 5 e 8 cm de comprimento. O objetivo foi estudar a densidade espacial e sazonal desta espécie em ecossistema de costões rochosos, no canal de São Sebastião. A partir de amostras mensais obtidas em oito pontos distribuídos ao longo do canal em diferentes áreas de costão rochoso, entre os pontos havendo variação de relevo, substratos, sedimento, correntes, profundidade, locais preservados e impactos. As contagens foram realizadas através de transectos (verticais). Em cada um dos pontos foram estudadas quatro amostras dentro de uma área com 40m de comprimento e 5m de largura com 50m² por amostra, totalizando 200m².  A contagem dos indivíduos foi realizada com auxilio de um instrumento constituído por tubos de PVC formando um quadrado de 1m², este quadrado foi posicionado em cinco áreas demarcadas distribuídas em cada uma das quatro amostras. Estas áreas de 1m² foram consideradas como réplicas de cada amostra, totalizando 20 medições em cada ponto monitorado. O teste estatístico considerou que a média espacial de Phallusia nigra por m² em ecossistema de costão rochoso no canal de São Sebastião é de 1,6 ± 1,4. E no resultado sazonal houve a formação de dois grupos distintos: o grupo das amostras de maior densidade, com as estações inverno, primavera e outono; e segregado com menor densidade o verão. As densidades médias observadas foram no inverno 1,6 ± 1,3, primavera 1,5 ± 1,3, verão com 1,3 ± 1,5 e o outono 1,8 ± 1,5 indivíduos por m² em ecossistema de costão rochoso. 
     

    Produção(ões) bibliográfica(s) gerada(s) pelo projeto:

    Total de produções bibliográficas: 1


        • Número de identificação: 8898
          Tipo de publicação: TRABALHO DE EVENTO-RESUMO
          Título: Ocorrência da Phallusia nigra Savigny, 1816 (Tunicata: Ascidiacea) no costão rochoso da Ilha do Urubu, próximo à Praia do Julião, Ilhabela, SP
          Autores: Lins, C.G.; Biemann, E.P.G.E.; David, C.J.
          Publicado em: Encontro de Iniciação Científica da Uninove (7 : São Paulo, 5 e 6 nov. 2010). Resumos. São Paulo : Uninove, 2009p. 34-35.
           
        Cópia armazenada no repositório local da Biblioteca.
  • Data de cadastro do projeto: 29/04/2009  
  • Data da última modificação: 04/02/2012  

          

            Notícias

    

                  

Rodovia Manoel Hypólito do Rego, km. 131,5 - Pitangueiras - São Sebastião - SP - Brasil - CEP 11612-109 e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.             
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews