• Estudo do processo de emissão de luz em Chaetopterus variopedatus e em novos sistemas bioluminescentes marinhos.

• Coordenador do projeto: Anderson Garbuglio de Oliveira
  • Autor ou executor principal do projeto: Anderson Garbuglio de Oliveira
  • Categoria: Outra categoria
  • Outra categoria: Auxílio regular FAPESP
  • Data de início das atividades no CEBIMar: 07/05/2018
  • Data de término das atividades no CEBIMar: 30/04/2020
  • Resumo: No oceano, a bioluminescência é encontrada em quase todos os táxons, de bactérias a peixes. Esse fenômeno de emissão de luz fria e visível por seres vivos é um processo biológico extremamente importante, e quimicamente, a reação envolve a oxidação de uma molécula emissora de luz (luciferina) catalisada por uma enzima (luciferase). Em alguns organismos ainda, o complexo enzima-substrato (luciferase-luciferina) é mais estável do que seus constituintes dissociados, sendo capaz de emitir luz proporcionalmente à quantidade da enzima presente. Esse complexo recebe a denominação de fotoproteína. No entanto, apenas algumas poucas fotoproteínas foram totalmente isoladas e caracterizadas. Entre os organismos bioluminescentes contendo fotoproteínas desconhecidas pode-se citar o anelídeo Chaetopterus variopedatus. Dessa maneira, o presente projeto tem como objetivo caracterizar o sistema bioluminescente desse organismo, bem como estudar seu mecanismo de emissão de luz. Além disso, a caracterização de novos sistemas luminescentes marinhos coletados durante nossas expedições também será realizada em paralelo.

• Metodologia: Resultados obtidos recentemente por nosso grupo indicaram que a reação bioluminescente em C. variopedatus envolve uma fotoproteína dependente de Fe(II), possivelmente uma peroxidase. Ademais, preparações parcialmente purificadas por FPLC dessa enzima produziram luz azul intensa (máx. 450 nm) in vitro, apresentando um espectro de emissão bastante similar a bioluminescência exibida por C. variopedatus. Considerando a demanda por novos métodos de marcação celular e biossensores seria interessante caracterizar a fotoproteína envolvida na bioluminescência de C. variopedatus e determinar os genes responsáveis por sua expressão proteica.

• Etapas e cronograma: O presente projeto tem como objetivo dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido de estudo da bioluminescência de em C. variopedatus, através da caracterização de sua fotoproteína, e de ensaios de emissão de luz com diferentes peróxidos isolados para se verificar as hipóteses de trabalho. Ademais, serão também objetos de estudo novos sistemas bioluminescentes, recentemente coletados por nosso grupo em expedições ao longo da costa do Brasil e no exterior. Tendo em vista o exposto, os objetivos específicos dessa proposta são: * Construir de bibliotecas de cDNA, clonar e expressar em E. coli a fotoproteína presente em C. variopedatus. * Estudar o mecanismo de bioluminescência de C. variopedatus, bem como investigar as possíveis funções ecológicas da emissão de luz. * Continuar com os estudos da luminescência do tunicado Thalia democrática.

• Palavras-chave: luciferase, bioluminescência, luciferina
  • Condições ambientais: Água clara ;  Maré baixa ;
  • Área necessária no laboratório: sala escura para registro fotográfico das espécies coletadas e mesa/bancada para ensaios experimentais simples de emissão de luz.
  • Equipamentos de laboratório: balanças, lupas e vidraria básica.
  • Será necessário: Montagem de alguma estrutura (estantes, aquários etc) ;  Auxílio técnico para coleta de organismos ou observações de campo ;  Coleta antecipada de organismos ;  Utilização de embarcação do CEBIMar ;

• Outros serviços de laboratório: não se aplica