• Reconstrução filogenética de Gastrotricha baseada em dados moleculares e morfológicos

• Coordenador do projeto: André Garraffoni
  • Autor ou executor principal do projeto: André Garraffoni
  • Categoria: Projeto temático
  • Data de início das atividades no CEBIMar: 22/02/2018
  • Data de término das atividades no CEBIMar: 11/12/2019
  • Resumo:
    Os Gastrotricha são microinvertebrados aquáticos (com menos de 1 mm) e importantes componentes do bentos e fitofauna de habitats marinho e de agua doce. Apesar do grande número de espécimes em distintos ambientes, este táxon não é muito conhecido, possivelmente pelo seu diminuto tamanho e fragilidade de seus corpos, o que torna seu estudo difícil. Além disso, apesar da taxonomia desse táxon ter sido iniciada no final do século XIX, atualmente as relações filogenéticas dos subgrupos de Gastrotricha ainda estão longe de serem consideradas satisfatórias. Dessa forma, em virtude desta enorme carência, o presente projeto apresenta distintos objetivos: a) utilizar a técnica de microscopia eletrônica de varredura (MEV), microscopia eletrônica de transmissão (MET) e microscopia laser confocal para uma análise detalhada e comparativa das estruturas morfológicas externas das várias espécies deste grupo; b) compreender melhor a filogenia do táxon Gastrotricha integrando análises filogenéticas baseadas em dados morfológicos e moleculares (DNA nuclear e mitocondrial) com a finalidade de compreender sua história evolutiva; c) descrever formalmente as espécies de Gastrotricha coletadas por Garraffoni et al. (2010) e Araújo et al. (2013) que foram identificadas até o nível genérico; d) designar e documentar neótipos usando microscópio com Interferência diferencial contraste (DIC) e MEV das 12 espécies descritas como novas pelo pesquisador polonês Dr. Jacek Kisielewski para o estado de São Paulo no início da década de 1990; e) consolidar a coleção de meiofauna do Museu de Zoologia do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (ZUEC/Unicamp).

• Metodologia: As coletadas dos Gastrotricha de água doce ocorrerão nos estados de Minas Gerais, Paraná, São Paulo (Sudeste) e Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste), Piauí e Bahia (Nordeste) e os espécimes marinhos serão coletados na Bahia (Nordeste), São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná (Sudeste). De todos os estados listados acima, estão disponibilizados material da Bahia, Piauí e de Minas Gerais, os quais, já estão sendo analisados.
    Como o presente projeto um caráter taxonômico, serão realizadas apenas coletas qualitativas e não quantitativas. Este tipo de coleta envolve o uso de um pequeno “corer” de 2 a 5 cm de diâmetros para a retirada dos primeiros centímetros de sedimento da superfície, que serão cuidadosamente colocadas em sacos plásticos previamente identificados.
    Para que os animais sejam triados vivos, todo o material será processado dentro de, no máximo, uma semana. Tal procedimento é essencial para obtenção de espécimes em ótimas condições, uma vez que trata-se de animais frágeis, e por conseguinte sua forma e morfologia geral, são facilmente danificados com fixações no momento da coleta (Higgins & Thiel,1988; Giere 2009; Garraffoni & Araújo, 2010).
    A triagem será feita inicialmente sob microscópio estereoscópico, retirando-se os espécimes com o auxílio de uma micropipeta monocanal e transferindo-os para microtubos contendo álcool absoluto (estudos moleculares), solução de trialdeído e tampão cacodilato (estudos morfológicos de MEV e MET).

• Etapas e cronograma: Estudos morfológicos
    Amostragens/triagem do material biológico
    Identificação dos Gastrotricha
    Captura de imagens (espécimes vivos)
    Captura de vídeos
    Captura de imagens (espécimes fixados)
    MEV
    MET
    Confocal

• Palavras-chave: meiofauna, psamico, microinvertebrados
  • Condições ambientais: Baixo hidrodinamismo ;  Água clara ;
  • Área necessária no laboratório: Laboratório com espaço triagem do material coletado biológico coletado. Por ser tratar de estudos de organismos meiofaunais, a quantidade de sedimento coletado é pequena.
  • Equipamentos de laboratório: microscópios estereoscopicos e ópticos
  • Será necessário: Auxílio técnico para coleta de organismos ou observações de campo ;  Utilização de embarcação do CEBIMar ;

• Outros serviços de laboratório: nada a declarar