• Revisão taxonômica e inferência das relações filogenéticas dentro do gênero Beania Johnston, 1840 (Bryozoa, Cheilostomata) com base em caracteres morfológicos e moleculares.

• Coordenador do projeto: Alvaro Esteves Migotto
  • Autor ou executor principal do projeto: Karine Bianca Nascimento
  • Categoria: Doutorado
  • Data de início das atividades no CEBIMar: 01/06/2015
  • Data de término das atividades no CEBIMar: 31/05/2019
  • Resumo: Briozoários são invertebrados aquáticos bentônicos e coloniais, formados por zooides que podem variar para cada função (polimórficos). Eles ocupam uma variedade de habitats nas regiões entremarés até águas profundas em todos os oceanos. Esses animais são filtradores por suspensão e retiram da coluna d’água o alimento necessário por meio do lofóforo. Embora Bryozoa seja um filo amplamente diverso e de extrema importância ecológica e econômica, há uma grande carência de pesquisas sobre a diversidade do grupo, sobretudo para a compreensão das relações taxonômicas. Recentemente, alguns estudos com base em caracteres morfológicos e moleculares têm trazido novas perspectivas acerca das relações filogenéticas dentro e entre os táxons do filo. O gênero Beania Johnston, 1840 possui cerca de 75 espécies distribuídas mundialmente, sendo duas destas fósseis. No entanto, não está claro na literatura as características que agrupam o gênero e há indícios morfológicos e moleculares de que Beania é um gênero polifilético. Com base nisso, fica claro a necessidade em se realizar um estudo abrangente acerca do gênero Beania de forma a compreender a diversidade e organização filogenética do grupo, portanto, propõe-se nesse trabalho: i) Realizar uma revisão taxonômica e inferir relações filogenéticas para o gênero Beania com base em dados morfológicos e moleculares; ii) Revisar as características morfológicas previamente descritas e diagnosticar novas características sinapomórficas para o grupo; iii) Confeccionar uma chave de identificaç&am
  • Metodologia: Os espécimes serão coletados diretamente pela proponente e colaboradores, em regiões entremarés no litoral raso ao longo da costa brasileira através de mergulho livre ou autônomo. As amostras serão devidamente acondicionadas para estudos morfológicos e moleculares. Exemplares de museus também serão analisados morfologicamente através de visitas aos mesmos e por empréstimo ou permuta de material. Espécimes fixados e in vivo serão analisados. Adicionalmente desenhos dos espécimes para ilustração dos caracteres observados serão confeccionados com a utilização de câmara clara. Espécimes previamente desidratados serão montados para microscopia eletrônica de varredura. As etapas de extração a preparo de reações para sequenciamento serão realizadas por meio de kits comerciais disponíveis e protocolos padrão. A princípio, os marcadores escolhidos são segmentos dos genes mitocondriais COX1 (~1500pb) e 16S rRNA (~600pb) e nuclear 18S rDNA (~1700). Testes serão realizados com outros marcadores mitocondriais (12S rRNA, COX3, Cytb) e nucleares (DYN e VDAC) na tentativa de obter mais informações para as análises filogenéticas moleculares. As análises filogenéticas serão realizadas em programas para este fim.

• Etapas e cronograma: Levantamento e revisão de literatura (2015-2019); Coleta de material (2015-2018); Identificação de material (2015-2018); Obtenção de sequências de DNA (2016-2018); Realização de desenhos (2016-2018); Documentação fotográfica (2016-2018); Microscopia eletrônica de varredura; Análise de dados morfológicos (2016-2019); Análise de dados moleculares (2016-2019); Identificação de material em museus (2017); Preparação das coleções (2018-2019); Elaboração da chave dicotômica (2018-2019); Preparação da tese (2019).

• Palavras-chave: Bryozoa; Beania; taxonomia; sistemática.
  • Área necessária no laboratório: Salas 3 e 4 do Laboratório Erasmo Garcia Mendes (laboratório de biologia molecular). Salas sob a responsabilidade do orientador (3 e 9 do LPS). Sala de tanques para manutenção de organismos.
  • Equipamentos de laboratório: Equipamentos relacionados a geração de sequências de DNA das salas 3 e 4 do LEGM. Microscópios e lupas de rotina, para triagem de material. Fotomicroscópios disponíveis no laboratório de microscopia.
  • Será necessário: Auxílio técnico para coleta de organismos ou observações de campo ;  Utilização de embarcação do CEBIMar ;

• Outros serviços de laboratório: Não há.
  • Organismos a serem coletados: Bryozoa e/ou substratos utilizados por esses organismos (macroalgas, conchas etc.)
  • Locais para coleta: Praias; Costões rochosos e áreas circunvizinhas; Marinas.
  • Tipos de resíduos químicos e/ou infectantes a serem gerados durante o projeto: Não há.
  • Quantidade de cada tipo de resíduo: Não há.
  • Periodicidade aproximada da geração dos resíduo: Não há.

• USP. Instituto de Biociências