• Desenvolvimento de scaffolds a partir de compostos bioativos extraídos de esponjas marinhas para uso na engenharia do tecido ósseo

• Coordenador do projeto: Renata Neves Granito
  • Autor ou executor principal do projeto: Renata Neves Granito
  • Categoria: Projeto autônomo
  • Data de início das atividades no CEBIMar: 01/02/2019
  • Data de término das atividades no CEBIMar: 31/12/2020
  • Resumo: A demanda por enxertos para tratamento de perdas ósseas de diversas origens, como traumas ou doenças, é crescente no Brasil. Porém, a grande maioria dos biomateriais desenvolvidos para esta finalidade é importada ou com manufatura dependente de tecnologia estrangeira, o que restringe a disseminação desses produtos na prática clínica, principalmente no sistema de saúde público. Economicamente mais acessíveis, os biomateriais de origem natural são ainda considerados mais biocompatíveis que os sintéticos por possuírem uma superfície bio-interativa para adesão e proliferação celular. Dentro deste contexto, este estudo tem o objetivo de aproveitar o potencial da biodiversidade marinha brasileira para o desenvolvimento de scaffolds obtidos a partir de compostos bioativos extraídos de esponjas marinhas para emprego na engenharia do tecido ósseo. Este estudo propõe que scaffolds elaborados a partir de diferentes porcentagens do composto orgânico (espongina) e inorgânico (biosilica) sejam avaliados quanto à suas características estruturais, físico-químicas e biológicas. Os resultados obtidos fornecerão dados quanto às propriedades estruturais e o potencial osteogênico destes scaffolds, que serão preciosos para a seleção de biomateriais de alta efetividade, em termos de qualidade e acessibilidade ao cidadão, para o tratamento das afecções do tecido ósseo.

• Metodologia: Este estudo objetiva o desenvolvimento de scaffolds a partir de dois compostos bioativos presentes nas esponjas marinhas: a biosilica e a espongina. Diferentes porcentagens destes compostos serão utilizadas para a elaboração dos scaffolds, que serão avaliados quanto às suas propriedades estruturais (porosidade, tamanho de poros) e físico-químicas (rugosidade, pH), além das análises de citotoxicidade, genotoxicidade, biocompatibilidade, osteocondutividade e ostegenicidade. Para isso, serão realizados testes in vitro, com a introdução de scaffolds em cultura de células, e testes in vivo, com a implantação dos scaffolds em defeitos ósseos de ratos, constituindo uma análise extensiva e completa quanto ao processamento, a segurança e a eficácia destes scaffolds para uso como substituto do tecido ósseo.

• Etapas e cronograma: A primeira etapa do projeto constitui-se na obtenção das amostras de esponjas marinhas, para o qual solicita-se a colaboração dos profissionais e o auxílio do CEBIMAR.
    As etapas que seguem serão realizadas na Universidade Federal de São Paulo – campus Baixada Santista.
    A segunda etapa constituí-se no isolamento dos compostos bioativos, biosilica e espongina, que serão utilizados na elaboração dos scaffolds.
    A terceira etapa inclui o desenvolvimento dos scaffolds, bem como a caracterização dessas amostras, em termos de sua estrutura física, morfologia de superfície, porosidade, características físico-químicas, bioatividade e mineralização em SBF e degradação in vitro.
    A terceira etapa compreende o estudo da performance biológica in vitro, por meio de diferentes testes de citogenotoxicidade e de testes de biocompatibilidade, osteocondutividade e osteogenicidade, com a introdução dos scaffolds em culturas de células de diferentes origens.
    A quarta e última etapa compreende o estudo da performance biológica in vivo, com a introdução dos scaffolds em defeitos ósseos de ratos e análise histomorfométrica.

• Palavras-chave: Esponjas marinhas, tecido ósseo, biosilica, espongina.
  • Área necessária no laboratório: Solicita-se a coleta de poríferos em ambiente marinho.
  • Equipamentos de laboratório: Embarcação do CEBIMAR e equipamentos de mergulho.
  • Será necessário: Auxílio técnico para coleta de organismos ou observações de campo ;  Coleta antecipada de organismos ;  Utilização de embarcação do CEBIMar ;

• Outros serviços de laboratório: Nenhum outro serviço